Crise de insolvência em Baden-Württemberg: empresa familiar no limite!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As empresas familiares na Alemanha sofrem com o aumento das insolvências. Marie-Christine Ostermann discute os desafios que a economia enfrenta.

Familienunternehmen in Deutschland leiden unter steigenden Insolvenzen. Marie-Christine Ostermann diskutiert die Herausforderungen der Wirtschaft.
As empresas familiares na Alemanha sofrem com o aumento das insolvências. Marie-Christine Ostermann discute os desafios que a economia enfrenta.

Crise de insolvência em Baden-Württemberg: empresa familiar no limite!

Na Alemanha, as empresas familiares são de importância central para a economia. Alto Biblioteca de mídia ARD Estas empresas empregam cerca de 8 milhões de pessoas e geram vendas anuais de cerca de 1.700 mil milhões de euros. No entanto, as empresas familiares parecem estar a sofrer com a estagnação da economia, especialmente entre as médias empresas, que estão fortemente representadas em Baden-Württemberg. Houve um aumento preocupante de falências em 2024. Mais empresas declararam falência do que em quase 10 anos. De acordo com o Serviço Federal de Estatística, o número de insolvências aumentou 16,8 por cento em 2024, o que levou a mais 13,8 por cento de processos de insolvência registados em Dezembro de 2024 em comparação com o ano anterior.

Marie-Christine Ostermann, Presidente da Associação de Empresas Familiares e Diretora Geral da Rullko Großeinkauf GmbH & Co. KG com sede em Hamm, criticou as questões de política económica, especialmente a burocracia, que, na sua opinião, está a abrandar o desenvolvimento económico. A sua empresa, que fornece alimentos a cozinhas comerciais e restaurantes, gerou vendas de 91 milhões de euros em 2023. A situação económica também será uma questão central na campanha eleitoral para as próximas eleições federais.

As falências em Baden-Württemberg aumentaram acentuadamente

Um novo olhar sobre a situação das insolvências empresariais em Baden-Württemberg mostra que um total de 1.245 insolvências empresariais foram apresentadas de Janeiro a Junho de 2024. Isto representa um aumento de 340 processos de insolvência ou 37,6 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado. Um total de 11.330 trabalhadores foram afectados por estas falências, embora isto deva ser entendido como um limite inferior, uma vez que nem todos os empregos afectados foram registados. Os créditos esperados dos credores contra empresas insolventes ascendem a mais de 1,8 mil milhões de euros, o que corresponde a uma média de cerca de 1,47 milhões de euros por processo de insolvência.

A frequência da insolvência é particularmente notável no distrito da cidade de Mannheim, com 8,7 pedidos de insolvência por cada 1.000 empresas residentes. Lá, 27,1 por cento das insolvências ocorreram no setor imobiliário e habitacional. Em contraste, o distrito de Waldshut registou a frequência de insolvência mais baixa, com 0,8 pedidos de insolvência por 1.000 empresas. Um total de 6.645 processos de insolvência corporativa e privada foram instaurados em Baden-Württemberg no primeiro semestre de 2024, o que significa um aumento de 1.077 processos ou 19,3 por cento em comparação com o ano anterior Estatísticas BW relatado.