Associação Médica Alemã: Estabilidade apesar dos desafios financeiros!
Associação Médica Alemã aprova demonstrações financeiras anuais para 2023/2024. Situação financeira estável apesar dos desafios. Projetos importantes apoiados.
Associação Médica Alemã: Estabilidade apesar dos desafios financeiros!
Em 29 de maio de 2025, a 129ª Associação Médica Alemã aprovou as demonstrações financeiras anuais da Associação Médica Alemã (BÄK) para os anos 2023/2024 e a estimativa orçamentária para 2025/2026. Apesar de um ambiente económico difícil, a situação financeira do BÄK permanece estável, informa Revista Médica. O conselho de administração foi exonerado do exercício passado, sendo que o total do balanço em 30 de junho de 2024 é de 48,15 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 1,56 milhões de euros face ao ano anterior.
O rácio de capital próprio do BÄK caiu ligeiramente de 77 para 76,4 por cento. Isto deve-se principalmente a uma diminuição nos ativos não correntes de 1,89 milhões de euros, que se deve a amortizações programadas. Os levantamentos de reservas foram inferiores ao esperado em 1,83 milhões de euros; no ano anterior foram 2,1 milhões de euros. Além disso, o imobilizado caiu para 19,4 milhões de euros, uma diminuição de 760 mil euros.
Principais dados financeiros e projetos
A situação financeira do BÄK foi avaliada como sólida pelos auditores. Para o exercício 2023/2024, as despesas totais ascendem a 28,86 milhões de euros, enquanto as receitas totais são de 30,69 milhões de euros. O aumento das contribuições das associações médicas do Estado em 1,77 milhões de euros para 21,34 milhões de euros (um aumento de 9%) e os fundos não utilizados levaram a um aumento dos ativos líquidos em 426 mil euros para 9,06 milhões de euros. O BÄK financia numerosos projetos de políticas profissionais, incluindo a continuação do programa National Care Guidelines (NVL).
A partir de 1 de julho de 2025, o Instituto Central do Seguro de Saúde Estatutário (Zi) assumirá o programa NVL, com o BÄK e a Associação Nacional dos Médicos do Seguro de Saúde Estatutário (KBV) contribuindo anualmente com 300.000 euros. O programa NVL é uma iniciativa que visa promover a qualidade na medicina e criar e desenvolver orientações sobre doenças comuns. No entanto, o âmbito das orientações médicas é muitas vezes limitado porque descrevem situações específicas de doenças e raramente cobrem o quadro organizacional dos cuidados aos pacientes. Para este fim, devem ser desenvolvidas “diretrizes de cuidados” adicionais, a fim de melhorar as interfaces entre diferentes setores e disciplinas, tais como: AWMF destaques.
Desafios económicos e perspectivas
Um cenário negativo de desenvolvimento de negócios pode ser observado no Sistema de Relatório de Incidentes Críticos (CIRS), que enfrenta dificuldades devido à pressão de custos. No entanto, ainda existem 41 contratos com 107 instâncias. Foram identificadas medidas de melhoria e o sistema de avaliação do pessoal médico (ÄPS-BÄK) está a ser desenvolvido como parte da Lei de Melhoria dos Cuidados Hospitalares (KHVVG).
Foi apresentada uma proposta no valor de 31,34 milhões de euros para o orçamento 2025/2026, o que corresponde a uma diminuição de 1,1 por cento face ao ano anterior. Espera-se que a taxa das associações médicas estaduais aumente 3,87%. As contribuições das ordens médicas continuam a representar a maior parcela das receitas totais (75,24%). Foram consideradas medidas de manutenção e investimento no valor de 1,62 milhões de euros. Além disso, os fundos não utilizados do ano anterior podem ser transferidos integralmente para novas faturas.