DAV anuncia sistemas fiscais de alívio - efeitos nas contas das farmácias e no planejamento financeiro
De acordo com um relatório de www.apotheke-adhoc.de, os anexos fiscais auxiliares 1 (substâncias) e 2 (navios) foram rescindidos pelo DAV em 31 de dezembro de 2023. Isto levou a uma situação sem contrato desde o início do ano, uma vez que não foi possível chegar a acordo nas negociações de preços. O AMPreisV estipula que as farmácias utilizem o preço de compra da embalagem habitual exigido para o preço de venda da farmácia e calculem o preço real total de compra da embalagem e faturem-no em conformidade. Barmer e a Associação Nacional dos Fundos Estatutários de Seguro de Saúde partilham a opinião de que apenas a quantidade de material necessária para produzir a receita pode ser faturada. As quantidades restantes podem ser utilizadas em receitas subsequentes, mas não podem ser faturadas como desperdício. …

DAV anuncia sistemas fiscais de alívio - efeitos nas contas das farmácias e no planejamento financeiro
De acordo com um relatório de www.apotheke-adhoc.de, os anexos fiscais auxiliares 1 (substâncias) e 2 (embarcações) foram extintos pela DAV em 31 de dezembro de 2023. Isso gerou uma situação sem contrato desde o início do ano, pois não foi possível chegar a acordo nas negociações de preços. O AMPreisV estipula que as farmácias utilizem o preço de compra da embalagem habitual exigido para o preço de venda da farmácia e calculem o preço real total de compra da embalagem e faturem-no em conformidade.
Barmer e a Associação Nacional dos Fundos Estatutários de Seguro de Saúde partilham a opinião de que apenas a quantidade de material necessária para produzir a receita pode ser faturada. As quantidades restantes podem ser utilizadas em receitas subsequentes, mas não podem ser faturadas como desperdício. As farmácias também são solicitadas a cobrar pela embalagem mais económica e a manter os registos de compras. A DAV recomenda que as farmácias constituam reservas para contrariar possíveis retribuições.
Uma decisão do Tribunal Social do Estado da Renânia do Norte-Vestefália demonstrou que o AMPreisV não deixa margem para as próprias interpretações do fundo. No caso de um litígio entre uma farmácia e a AOK Nord/West, o tribunal decidiu que a companhia de seguros de saúde tinha de pagar pelo pacote completo e não apenas pelo preço de compra proporcional. O acórdão confirma os requisitos claros do AMPreisV e limita o âmbito das seguradoras de saúde.
Esta evolução pode gerar incerteza no setor financeiro, uma vez que as farmácias são obrigadas a cumprir rigorosamente os requisitos da AMPreisV, a fim de evitar retribuições. Resta saber se se seguirão novas decisões judiciais nesta matéria e como isso afetará a situação financeira das farmácias.
Leia o artigo fonte em www.apotheke-adhoc.de