Situação crítica no setor da restauração: Existe o risco de um retorno ao IVA de 19 por cento?
De acordo com um relatório de www.swr.de, o IVA na indústria da restauração poderá aumentar novamente para 19 por cento a partir de 31 de dezembro de 2024, depois de ter sido reduzido para sete por cento em 2020 devido às restrições causadas pela pandemia corona. A associação de catering DEHOGA teme consequências drásticas e há meses dá o alarme. Até 750 restaurantes na Renânia-Palatinado poderão fechar devido aos temidos aumentos de preços, o que representa cerca de 10 por cento de todos os estabelecimentos de restauração do país. O receio é que os preços para os clientes cheguem a um ponto crítico que muitos já não conseguem suportar. Jörg Maier, dono de restaurante de Ramsen, compartilha esses medos e...

Situação crítica no setor da restauração: Existe o risco de um retorno ao IVA de 19 por cento?
De acordo com um relatório de www.swr.de,
O IVA na indústria da restauração poderá aumentar novamente para 19 por cento a partir de 31 de dezembro de 2024, depois de ter sido reduzido para sete por cento em 2020 devido às restrições causadas pela pandemia corona. A associação de catering DEHOGA teme consequências drásticas e há meses dá o alarme. Até 750 restaurantes na Renânia-Palatinado poderão fechar devido aos temidos aumentos de preços, o que representa cerca de 10 por cento de todos os estabelecimentos de restauração do país.
O receio é que os preços para os clientes cheguem a um ponto crítico que muitos já não conseguem suportar. Jörg Maier, dono de restaurante de Ramsen, partilha estes receios e mostra compreensão para com os clientes que já não querem pagar preços mais elevados.
Além disso, existe incerteza relativamente aos eventos que já foram vendidos em 2024. As consequências de um aumento do IVA para os donos de restaurantes são atualmente imprevisíveis. Apesar de uma iniciativa de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental no Conselho Federal, ainda não há um sinal claro da política federal sobre se haverá uma nova prorrogação da taxa reduzida de IVA. Essas incertezas podem levar ao fechamento de empresas.
A ameaça de aumento do IVA poderá ter efeitos drásticos na indústria da restauração na Renânia-Palatinado. Os temidos aumentos de preços podem dissuadir os clientes e levar a um declínio nas vendas em muitos restaurantes. Além disso, o fechamento de restaurantes pode levar ao aumento do desemprego no setor. É, portanto, muito importante que os decisores políticos federais forneçam rapidamente clareza sobre o futuro nível de IVA na indústria da restauração, a fim de garantir a segurança do planeamento para as empresas.
Leia o artigo fonte em www.swr.de