Carros elétricos em frenesi fiscal: dedução de 75% para compradores a partir de julho de 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O governo federal está planejando incentivos fiscais para carros elétricos até 2027 para promover o investimento e a mobilidade elétrica.

Carros elétricos em frenesi fiscal: dedução de 75% para compradores a partir de julho de 2025!

O governo federal está planejando incentivos fiscais de longo alcance para incentivar a compra de carros elétricos. Como www.wochenblatt.de informou que os compradores de um carro elétrico novo podem deduzir até 75% do custo do imposto no ano da compra. Este regulamento aplica-se às compras efetuadas entre julho de 2025 e dezembro de 2027.

Após o primeiro ano de compra, podem ser deduzidos 10% dos custos. Nos anos seguintes, as deduções possíveis diminuem: 5% no segundo e terceiro anos, 3% no quarto ano e 2% no quinto ano. Esta iniciativa faz parte da “Lei para um programa de investimento fiscal imediato para fortalecer a Alemanha como local de negócios”, que não promove apenas a eletromobilidade.

Medidas adicionais e apoios às empresas

Os benefícios fiscais não se limitam apenas aos compradores privados; insideevs.de salienta que as novas medidas também se destinam fortemente aos utilizadores comerciais. O objetivo é apoiar a indústria automotiva e seus funcionários na mudança para a mobilidade elétrica. As empresas devem poder reclamar mais rapidamente os custos de investimento relativos a veículos recém-registados e com emissões zero, para efeitos fiscais.

Um componente importante é também a nova depreciação especial, que permite amortizar compras ao longo de seis anos à taxa de 40%. Este regulamento está limitado a compras entre julho de 2024 e dezembro de 2028.

Outro passo para promover a eletromobilidade é a ampliação da tributação dos veículos empresariais para veículos elétricos. É reduzida a vantagem fiscal para os trabalhadores que utilizem automóvel elétrico da empresa de forma privada e o limite máximo do preço de tabela bruto foi aumentado de 70 mil euros para 95 mil euros. Este novo regulamento aplica-se aos automóveis da empresa adquiridos a partir de julho de 2024.

Objetivos de longo prazo do governo

O Ministro das Finanças, Lars Klingbeil, anunciou o “reforço do investimento”, que se aplica não apenas ao mercado de carros elétricos, mas também às empresas como um todo. Os bens móveis, como máquinas, deverão ser dedutíveis até 30% no período de 2025 a 2027. O governo também planeia reduzir o imposto sobre as sociedades dos actuais 15% para 10% em 2032, a fim de dar às empresas segurança no planeamento a longo prazo.

Estas medidas abrangentes visam promover investimentos na Alemanha e expandir o apoio fiscal à investigação, a fim de reforçar ainda mais a investigação e o desenvolvimento. As resoluções finais sobre as medidas já mencionadas estão previstas para Novembro de 2024, sendo necessária a aprovação do Bundestag e do Bundesrat para implementar estas mudanças de grande alcance.