Os distritos da Saxónia-Anhalt apelam a investimentos urgentes para o futuro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os distritos da Saxónia-Anhalt apelam a mais investimentos em infra-estruturas em dificuldades e a melhores recursos orçamentais para a renovação.

Os distritos da Saxónia-Anhalt apelam a investimentos urgentes para o futuro!

Há uma necessidade urgente de investimento em infra-estruturas na Saxónia-Anhalt. Hoje, os distritos exigem o seu próprio orçamento para reparar e expandir estradas danificadas, pontes degradadas e infra-estruturas de TI inadequadas. Götz Ulrich (CDU), administrador distrital do distrito de Burgenland e presidente do conselho distrital da Saxônia-Anhalt, enfatiza que os fundos devem ser fornecidos de forma única e direta. Isto aconteceu no âmbito de uma reunião entre os administradores distritais e o Primeiro-Ministro Reiner Haseloff (CDU) para avançar na implementação do fundo especial planeado.

Em Março, o SPD e a CDU decidiram criar um fundo especial para infra-estruturas no valor de 500 mil milhões de euros. Destes, 100 mil milhões de euros serão distribuídos aos estados e municípios federais. Ulrich também enfatiza que é necessária maior confiança na forma como os condados utilizam estes fundos. O que é surpreendente, no entanto, é que a Saxónia-Anhalt tem a dívida per capita mais elevada da Alemanha, com 288 euros.

Desafios financeiros enfrentados pelos municípios

As elevadas dívidas estão relacionadas com a necessidade de financiar projectos de construção. Uma família é considerada saudável quando as receitas e despesas estão equilibradas. Contudo, torna-se problemático quando os municípios registam um défice ano após ano, o que limita significativamente o âmbito de acção. Neste contexto, André Schröder (CDU), administrador distrital do distrito de Mansfeld-Südharz, apela a uma expansão dos recursos financeiros municipais ou a uma redução dos encargos financeiros.

Um exemplo da situação precária é o Lutherstadt Wittenberg, que sofre de um orçamento persistentemente fraco. O presidente da Câmara, Torsten Zubehör, descreve a situação como uma “administração miserável” e aponta para a frustração entre os políticos locais que estão a ter dificuldade em recrutar sucessores empenhados. A opinião predominante é que os municípios não recebem apoio financeiro suficiente.

Comparação com a Turíngia

As dificuldades na Saxónia-Anhalt também se reflectem nos estados federais vizinhos. Pertencer duvida que a situação na Turíngia seja melhor. Embora uma supervisão mais rigorosa na Turíngia conduza a orçamentos equilibrados, ao mesmo tempo há atrasos na renovação à medida que as instalações apodrecem e são transmitidas à próxima geração como dívida não documentada.

Os municípios concordam que é necessário um envolvimento próximo no processo de reformulação do plano hospitalar na Saxónia-Anhalt. Estas medidas poderão representar um passo na direcção certa para superar os desafios financeiros e melhorar de forma sustentável as infra-estruturas.

Para mais informações leia os relatórios de n-tv e MDR.