Fundo soberano norueguês: Apesar de um retorno de 5,7% - o valor caiu!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O fundo soberano norueguês apresenta retornos positivos em 2025, apesar do declínio no valor do fundo devido a ajustes cambiais e mudanças de mercado.

Fundo soberano norueguês: Apesar de um retorno de 5,7% - o valor caiu!

O fundo soberano norueguês, oficialmente conhecido como Government Pension Fund Global, viu o seu valor cair no primeiro semestre de 2025, apesar dos retornos positivos. Os gestores de fundos Nicolai Tangen e Trond Grande apresentaram os resultados do fundo em 13 de agosto de 2025. O retorno foi de 5,7 por cento, 0,05 pontos percentuais abaixo do índice de referência. No geral, o valor do fundo caiu 156 mil milhões de coroas, para 19,586 biliões de coroas, o que se deve ao aumento da taxa de câmbio da coroa. Os activos detidos em moeda estrangeira perderam mesmo NOK 1.010 mil milhões em valor.

O rendimento contabilístico do fundo soberano no primeiro semestre de 2025 foi de NOK 698 mil milhões. Após dedução dos custos, NOK 156 mil milhões foram para os cofres do fundo. O retorno dos investimentos em ações foi de 6,7%, enquanto os investimentos com juros fixos geraram 3,3% e os imóveis não cotados, 4,0%. Particularmente digno de nota é o retorno das infraestruturas de energias renováveis ​​não cotadas, que totalizaram 9,4 por cento.

Alocação de ativos e desenvolvimento do setor

Os investimentos em ações representam 70,6% dos ativos do fundo, seguidos pelos investimentos com juros fixos, com 27,1%. Os imóveis não cotados e as infraestruturas de energia renovável não cotadas representam uma parcela menor. Os sectores financeiro, de telecomunicações e de energia e abastecimento de água obtiveram os retornos mais elevados. Em contraste, os retornos mais fracos foram observados no sector da saúde.

Foi alcançado um retorno de 2,5 por cento nas obrigações governamentais, com o fundo a deter as maiores participações em obrigações dos EUA, Japão e Alemanha. Os investimentos imobiliários obtiveram apenas um retorno de 1,8 por cento e representaram 3,6 por cento dos activos do fundo. As propriedades não cotadas contribuíram com 4,0 por cento, enquanto as propriedades cotadas registaram mesmo um declínio de -0,5 por cento.

Além disso, o fundo realizou dois novos investimentos significativos: uma participação de 49% em projetos eólicos offshore na Dinamarca e na Alemanha foi realizada por quatro mil milhões de euros (aproximadamente 45 mil milhões de coroas norueguesas).

Visão do desenvolvimento geral

O valor do fundo é atualmente estimado em mais de 20,1 biliões de coroas norueguesas (mais de 1,7 biliões de euros). O fundo de pensões desempenha uma função importante como reserva financeira para as gerações futuras da nação rica em petróleo da Noruega. Foi criado para proteger as gerações futuras, especialmente numa altura em que a perfuração de petróleo pode já não ser possível. Os rendimentos da produção norueguesa de petróleo e gás financiam este importante fundo soberano, que existe desde o início de 2006 e cujo proprietário oficial é o Ministério das Finanças norueguês.

Para mais informações sobre os resultados e desenvolvimentos do fundo soberano norueguês, consulte os relatórios de Portal de negócios Noruega e Foco.