Tribunal de Justiça Federal decide: O seguro de fechamento de empresas paga em caso de bloqueio por Corona?
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, se uma empresa foi forçada a fechar devido ao bloqueio da Corona: o seguro paga então? Em determinadas circunstâncias, diz agora o Tribunal de Justiça Federal. Foi amargo para hotéis e restaurantes terem que fechar por semanas por causa da Corona. Alguns subscreveram o chamado “seguro de encerramento de negócios” para tais casos, para que pudessem receber dinheiro se, por exemplo, não fossem autorizados a receber convidados devido a uma doença reportável. Primeira decisão a favor do seguro Há um ano, o BGH decidiu pela primeira vez: No caso da Corona, as letras pequenas do contrato são importantes. Um estalajadeiro não recebeu dinheiro porque estava no seu contrato...

Tribunal de Justiça Federal decide: O seguro de fechamento de empresas paga em caso de bloqueio por Corona?
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
Se uma empresa foi forçada a fechar devido ao bloqueio da Corona: o seguro então paga? Em determinadas circunstâncias, diz agora o Tribunal de Justiça Federal.
Foi amargo para hotéis e restaurantes terem que fechar por semanas por causa da Corona. Alguns subscreveram o chamado “seguro de encerramento de negócios” para tais casos, para que pudessem receber dinheiro se, por exemplo, não fossem autorizados a receber convidados devido a uma doença reportável.
Primeira decisão a favor da seguradora
Há um ano, o BGH decidiu pela primeira vez: No caso da Corona, as letras pequenas do contrato são importantes. Um estalajadeiro não recebeu nenhum dinheiro porque seu contrato listava todas as possíveis epidemias e doenças, mas nenhuma Covid-19.
A Lei de Proteção contra Infecções é crucial
Hoje outra decisão em relação a estes seguros: desta vez tratava-se de uma hotelaria. Aqui, as letras pequenas do contrato referiam-se simplesmente à Lei de Proteção contra Infecções, que estava listada ali. Dado que Corona era uma das doenças listadas na lei a partir de maio de 2020, a seguradora terá de pagar pelo encerramento do hotel a partir do outono de 2020.
Número do arquivo: IV ZR 465/21
A decisão do Tribunal de Justiça Federal sobre a questão de saber se as seguradoras têm de pagar em caso de confinamento devido à Corona pode ter um impacto significativo na indústria. Uma decisão a favor do seguro pode significar que muitas empresas ficam financeiramente aliviadas e podem garantir a sua existência. Por outro lado, as companhias de seguros poderão sofrer custos mais elevados se tiverem de cobrir o encerramento de empresas. Isto poderia levar a prémios mais elevados para contratos de seguros semelhantes e aumentar os encargos económicos para muitas empresas. É, portanto, importante acompanhar de perto o impacto desta decisão no mercado e nos consumidores.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de