Detalhes alarmantes: o colapso da geleira está colocando os Alpes em perigo!
O colapso da geleira Birch em 2025 levará a deslizamentos de terra em Lötschental. Especialistas analisam causas e riscos.
Detalhes alarmantes: o colapso da geleira está colocando os Alpes em perigo!
A Geleira Birch, que já foi uma majestosa maravilha natural dos Alpes Suíços, passou por mudanças dramáticas nos últimos dois anos. No final de maio de 2023, a geleira causou polêmica ao provocar deslizamentos de terra na pequena vila de Blatten, no Lötschental. Após esses acontecimentos, Georg Bayerle publicou o livro “The Alpine Appeal”, no qual aponta quedas espetaculares de rochas no passado recente. O deslizamento de rochas de Piz Cengalo em 2017 foi particularmente trágico, no qual oito pessoas perderam a vida e partes da aldeia montanhosa de Bondo foram destruídas. A queda de rochas do Ruhehorn, no Tirol, em junho de 2023, na qual um milhão de metros cúbicos de entulho se desprendeu, também sublinha a crescente ameaça que tais eventos representam nos Alpes. Bayerle descreve o aumento das quedas de rochas como uma condição permanente e alerta para as perigosas consequências das alterações climáticas para a região alpina.
Outro evento sério ocorreu mais de dois anos depois: em 28 de maio de 2025, houve um colapso da geleira Birch Glacier, que abalou novamente a vila de Blatten, no Valais. O colapso teve um volume e extensão extraordinários de danos para os Alpes Suíços. É uma situação que preocupa muito especialistas como Daniel Farinotti, professor de glaciologia da ETH Zurique e do instituto de pesquisa WSL. As causas exatas do colapso da geleira ainda não são totalmente compreendidas, mas há indicações de que várias quedas de rochas e uma mudança no terreno no Kleiner Nesthorn foram os principais gatilhos. Antes do colapso da geleira, várias avalanches de rochas já haviam aparecido, acumulando massas rochosas na geleira.
Monitoramento e pesquisa
As autoridades e investigadores têm monitorizado o Glaciar Birch há vários anos. Uma inspeção de campo na área de demolição de Lötschental em 1º de junho de 2025 trouxe novas descobertas, que foram registradas em uma ficha informativa atualizada. Felizmente, não houve danos significativos em Engadina devido ao incidente de abril de 2024, quando uma quantidade comparável de cerca de 8 a 9 milhões de metros cúbicos de gelo e detritos se desprendeu em Piz Scerscen. Mas os acontecimentos em torno do Glaciar Birch ilustram o drama da situação nos Alpes.
A interação entre as alterações climáticas, o derretimento dos glaciares e os processos geológicos é uma questão que afeta não só a região alpina, mas também toda a humanidade. O “Alpine Appeal” de Bayerle e os estudos recentes de Farinotti e dos seus colegas deixam claro que o risco de desastres naturais nestas belas mas frágeis paisagens continua a aumentar.