Mercados de ações em alta: os preços são muito caros ou ainda acessíveis? - Verificação pericial financeira
De acordo com um relatório de www.capital.de, os principais índices de ações estão atualmente sendo negociados perto dos seus máximos e muitos estão se perguntando se isso é um sinal de que as ações estão sobrevalorizadas. Contudo, uma análise mais atenta do rácio preço/lucro (P/E) mostra que o aumento dos preços das ações pode muito bem ser justificado. Um nível elevado do índice não significa necessariamente que as ações estejam três vezes mais caras do que há 15 anos, mas antes reflete os lucros esperados das empresas. Por exemplo, as empresas dos EUA ganham hoje significativamente mais em termos nominais do que há 15 anos, devido à inflação e ao aumento das margens de lucro. Isso significa que o nível do índice é definitivamente devido a...

Mercados de ações em alta: os preços são muito caros ou ainda acessíveis? - Verificação pericial financeira
De acordo com um relatório de www.capital.de,
Os principais índices de ações estão atualmente sendo negociados perto de seus máximos e muitos estão se perguntando se isso é um sinal de que as ações estão sobrevalorizadas. Contudo, uma análise mais atenta do rácio preço/lucro (P/E) mostra que o aumento dos preços das ações pode muito bem ser justificado. Um nível elevado do índice não significa necessariamente que as ações estejam três vezes mais caras do que há 15 anos, mas antes reflete os lucros esperados das empresas. Por exemplo, as empresas dos EUA ganham hoje significativamente mais em termos nominais do que há 15 anos, devido à inflação e ao aumento das margens de lucro.
Isto significa que o nível do índice poderia muito bem ser justificado por lucros mais elevados. O impacto dos dividendos e dos juros compostos nos preços das ações também deve ser considerado no contexto. O Dax está atualmente duas vezes mais alto que em 2008 e o S&P 500 está cerca de três vezes mais alto, mas isso não significa automaticamente que as ações estejam três vezes mais caras. A subida dos índices bolsistas poderia, portanto, ser justificada e continuar a oferecer oportunidades aos investidores. É, portanto, importante estar atento à evolução dos lucros das empresas para poder avaliar o valor real dos mercados bolsistas. Olhando para a informação actual, é portanto ainda aconselhável investir em acções, uma vez que o mercado ainda é acessível, apesar dos elevados níveis do índice.
Leia o artigo fonte em www.capital.de