Os mercados bolsistas descolam, os rendimentos sobem – as perspectivas para o índice de preços no consumidor dos EUA influenciam as expectativas de redução das taxas de juro.
De acordo com um relatório de ch.marketscreener.com, os mercados de ações mantiveram ganhos após uma recuperação em Wall Street e preços mais baixos do petróleo. O índice mundial de ações MSCI ficou estável, enquanto o índice STOXX 600 da Europa caiu e os futuros de ações dos EUA caíram. O índice Nikkei atingiu um novo máximo em 33 anos. O gestor de fundos Júpiter caiu 12% na abertura europeia, tornando-se o maior perdedor no índice FTSE350, e as ações da Grifols despencaram mais de 40%. As principais notícias macroeconómicas são esperadas sob a forma do Índice de Preços no Consumidor (IPC) dos EUA em Dezembro. Os rendimentos do Tesouro de referência dos EUA subiram e os títulos do Tesouro foram atingidos. Os preços do petróleo recuperaram e os preços grossistas europeus...

Os mercados bolsistas descolam, os rendimentos sobem – as perspectivas para o índice de preços no consumidor dos EUA influenciam as expectativas de redução das taxas de juro.
De acordo com um relatório de ch.marketscreener.com Os mercados de ações mantiveram ganhos após uma recuperação em Wall Street e preços mais baixos do petróleo. O índice mundial de ações MSCI ficou estável, enquanto o índice STOXX 600 da Europa caiu e os futuros de ações dos EUA caíram. O índice Nikkei atingiu um novo máximo em 33 anos. O gestor de fundos Júpiter caiu 12% na abertura europeia, tornando-se o maior perdedor no índice FTSE350, e as ações da Grifols despencaram mais de 40%. As principais notícias macroeconómicas são esperadas sob a forma do Índice de Preços no Consumidor (IPC) dos EUA em Dezembro. Os rendimentos do Tesouro de referência dos EUA subiram e os títulos do Tesouro foram atingidos. Os preços do petróleo recuperaram e os preços grossistas do gás na Europa caíram para o nível mais baixo desde o verão passado. Os preços spot do ouro subiram e os mercados cambiais permaneceram calmos.
A estabilidade dos mercados bolsistas, bem como a recuperação dos preços do petróleo e os baixos preços grossistas do gás poderão ter impacto no mercado financeiro. O aumento dos rendimentos das obrigações governamentais poderia levar os investidores a investir mais em obrigações, o que, por sua vez, poderia levar a saídas de capital do mercado de ações. Além disso, a recuperação dos preços do petróleo e do ouro poderá aumentar a procura de matérias-primas, o que poderá ter um impacto positivo nas empresas deste setor. A calma dos mercados cambiais e o desempenho estável do euro face ao dólar poderão indicar uma atitude de esperar para ver por parte dos investidores, que poderão estar a especular sobre um corte da taxa por parte da Reserva Federal dos EUA.
Globalmente, a situação actual poderá levar à relutância dos investidores e influenciar a volatilidade do mercado nas próximas semanas. O impacto no setor financeiro poderá variar dependendo da evolução dos fatores acima mencionados e os investidores deverão acompanhar de perto a evolução.
Leia o artigo fonte em ch.marketscreener.com