Mercados bolsistas numa situação incerta: as esperanças de cortes nas taxas de juro podem ser frustradas!
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações estão atualmente passando por uma mega recuperação impulsionada por uma aposta invisível. Os principais bancos de investimento apresentaram as suas expectativas de cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal e do BCE. A esperança destes cortes nas taxas de juro já está a provocar a subida dos mercados bolsistas. Esta semana há decisões provenientes da Reserva Federal e do BCE que poderão definir a direcção das taxas de juro. A previsão de cortes antecipados nas taxas de juro tem implicações para os consumidores, as empresas e a actividade económica. Ao mesmo tempo, porém, existe o risco de uma descida dos preços se os bancos centrais desapontarem os mercados. Declarações dos banqueiros centrais sobre a inflação e a perspectiva de...

Mercados bolsistas numa situação incerta: as esperanças de cortes nas taxas de juro podem ser frustradas!
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações estão atualmente passando por uma mega recuperação impulsionada por uma aposta invisível. Os principais bancos de investimento apresentaram as suas expectativas de cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal e do BCE. A esperança destes cortes nas taxas de juro já está a provocar a subida dos mercados bolsistas. Esta semana há decisões provenientes da Reserva Federal e do BCE que poderão definir a direcção das taxas de juro.
A previsão de cortes antecipados nas taxas de juro tem implicações para os consumidores, as empresas e a actividade económica. Ao mesmo tempo, porém, existe o risco de uma descida dos preços se os bancos centrais desapontarem os mercados. As declarações dos bancos centrais sobre a inflação e a perspectiva de cortes nas taxas de juro poderão influenciar os mercados bolsistas na quarta e quinta-feira.
A euforia pelas reduções das taxas de juro resulta da evolução da inflação na Zona Euro, que cai abaixo da taxa de juro directora do BCE. Esta evolução alimentou esperanças de cortes nas taxas de juro e impulsionou os mercados bolsistas. Mas agora estamos prestes a enfrentar um jogo de pôquer difícil, onde o mercado de ações dança sobre um vulcão e grandes vitórias são tão possíveis quanto perdas. A incerteza permanece elevada, uma vez que as decisões dos bancos centrais podem ter um impacto significativo nos mercados bolsistas. É um jogo arriscado do qual os investidores podem beneficiar, por um lado, enquanto, por outro lado, aumenta o risco de perda de preços devido a decisões decepcionantes dos bancos centrais.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de