Os mercados de ações são demasiado otimistas: a Fed não reduzirá as taxas de juro se a inflação for superior à taxa de desemprego – opinião de especialistas financeiros sobre a situação atual
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações estão muito eufóricos dada a inflação ainda elevada? De acordo com um relatório da Bloomberg, a Reserva Federal não poderá cortar as taxas de juro se a inflação for superior à taxa de desemprego. Foi isso que observaram os estrategistas do Bank of America Corp. Isto poderia representar grandes riscos para os investidores que esperavam uma queda das taxas de juro. No passado, a Reserva Federal raramente cortou as taxas de juro quando a inflação era superior à taxa de desemprego. Este é o caso atualmente, refletindo cinco casos desse tipo nos últimos 90 anos...

Os mercados de ações são demasiado otimistas: a Fed não reduzirá as taxas de juro se a inflação for superior à taxa de desemprego – opinião de especialistas financeiros sobre a situação atual
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
Estarão os mercados bolsistas demasiado eufóricos face à inflação ainda elevada? De acordo com um relatório da Bloomberg, a Reserva Federal não poderá cortar as taxas de juro se a inflação for superior à taxa de desemprego. Foi isso que observaram os estrategistas do Bank of America Corp. Isto poderia representar grandes riscos para os investidores que esperavam uma queda das taxas de juro.
No passado, a Reserva Federal raramente cortou as taxas de juro quando a inflação era superior à taxa de desemprego. Este é o caso atualmente, o que pode ser atribuído a cinco casos deste tipo nos últimos 90 anos. Historicamente, esses cortes nas taxas foram desencadeados por guerras ou recessões. Estes são factos importantes que os investidores devem considerar, uma vez que os mercados bolsistas poderão reagir de forma muito inconsistente nesta situação.
O comportamento dos investidores já mostra uma moderação de optimismo, com os fundos de acções a registarem saídas de 7,1 mil milhões de dólares na semana que terminou em 10 de Janeiro. Isto sugere que os investidores já estão a tornar-se cautelosos à medida que avaliam o rumo futuro da política monetária. O debate em Wall Street sobre a trajetória dos cortes nas taxas também está em curso e, embora os dados da inflação estejam a aumentar, muitos ainda esperam seis a sete cortes em 2024, mostram os Futuros do Fed Fund.
A estagnação do transporte marítimo no Mar Vermelho devido a ataques e conflitos no Médio Oriente também levou ao aumento dos preços do petróleo. Tais acontecimentos geopolíticos também podem desencadear a inflação e afectar os mercados bolsistas.
Globalmente, parece que os mercados bolsistas enfrentam grandes incertezas decorrentes da actual taxa de inflação. Os investidores devem, portanto, ser cautelosos e prestar atenção a novos desenvolvimentos na política monetária e aos acontecimentos geopolíticos.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de