Mercado de ações 2024: incerteza no novo ano, cortes nas taxas de juros e perspectivas globais
De acordo com um relatório de www.trendingtopics.eu, os mercados de ações subiram surpreendentemente nas últimas semanas, mas há incerteza para os investidores internacionais que caminham para o novo ano. A boa notícia é que a inflação global deverá cair e é esperado um corte muito provável nas taxas de juro por parte dos bancos centrais. A má notícia reside no efeito retardado da política monetária geral. Existem vários aspectos a considerar neste contexto. 2023 foi o melhor ano para as ações globais desde 2019. Houve uma forte recuperação nas ações dos EUA devido às expectativas de um corte nas taxas por parte da Reserva Federal e de outros bancos centrais. No entanto, existem preocupações sobre o atraso ...

Mercado de ações 2024: incerteza no novo ano, cortes nas taxas de juros e perspectivas globais
De acordo com um relatório de www.trendingtopics.eu,
Os mercados de ações subiram surpreendentemente nas últimas semanas, mas há incerteza para os investidores internacionais no início do novo ano. A boa notícia é que a inflação global deverá cair e é esperado um corte muito provável nas taxas de juro por parte dos bancos centrais. A má notícia reside no efeito retardado da política monetária geral. Existem vários aspectos a considerar neste contexto.
2023 foi o melhor ano para as ações globais desde 2019. Houve uma forte recuperação nas ações dos EUA devido às expectativas de um corte nas taxas por parte da Reserva Federal e de outros bancos centrais. No entanto, existem preocupações sobre o efeito retardado da política monetária, especialmente após as medidas de restritividade em 2022 e 2023. Os economistas temem que isto possa ter um impacto negativo na economia em 2024.
Um desenvolvimento preocupante é a potencial sobrevalorização do imobiliário residencial chinês e o possível impacto na economia global. A República Popular da China desempenha um papel significativo no crescimento do PIB mundial, mas a sobrevalorização do imobiliário poderá levar a um abrandamento do crescimento. Isto teria um enorme impacto nos preços globais das matérias-primas e poderia significar uma nova descida da inflação.
As previsões de crescimento do PIB em 2024 são bastante cautelosas, tanto a nível mundial como em países como os EUA e o Reino Unido. Isto reflecte-se na força de valorização do sector tecnológico, que continua a constituir uma grande parte do índice S&P 500. As maiores empresas deste sector têm uma influência significativa no mercado de ações, mas os reguladores podem tomar medidas que possam causar a queda dos preços.
Os sinais globais relativos aos lucros são preocupantes, mas os analistas prevêem um aumento dos lucros em 2024. No entanto, as perspectivas para os mercados bolsistas permanecem mistas e dependem de vários factores, como a redução das taxas de juro, o desenvolvimento da economia global e a regulamentação das grandes empresas.
No geral, existem alguns desafios e incertezas para os investidores internacionais em 2024 que precisam de ser cuidadosamente analisados e avaliados.
Leia o artigo fonte em www.trendingtopics.eu