Mercado de ações pressionado: taxas de juros do Fed permanecem estáveis

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Relatório atual sobre perdas no mercado de ações alemão devido às incertezas sobre cortes nas taxas de juros dos EUA e dados robustos do mercado de trabalho. DAX cai 1,24%. O euro cai. Detalhes e reações comerciais.

Aktueller Bericht zu Verlusten am deutschen Aktienmarkt durch US-Zinssenkungsunsicherheiten und robuste Arbeitsmarktdaten. Dax sinkt um 1,24%. Euro fällt. Handelsdetails und Reaktionen.
Relatório atual sobre perdas no mercado de ações alemão devido às incertezas sobre cortes nas taxas de juros dos EUA e dados robustos do mercado de trabalho. DAX cai 1,24%. O euro cai. Detalhes e reações comerciais.

Mercado de ações pressionado: taxas de juros do Fed permanecem estáveis

O mercado de ações alemão sofreu perdas devido à incerteza sobre possíveis cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA este ano. O relatório robusto sobre o emprego do governo dos EUA reforçou ainda mais estas preocupações. O DAX caiu 1,24 por cento, para 18.175,04 pontos.

De acordo com o economista-chefe Thomas Gitzel, do VP Bank, os bons dados do mercado de trabalho nos EUA não estão a abrandar. Isto é considerado positivo para a economia dos EUA, uma vez que se torna autossustentável. Por outro lado, poderá tornar-se um problema para a Fed, uma vez que levanta questões sobre se os cortes nas taxas de juro são mesmo necessários. Embora este ainda não seja o foco dos participantes do mercado, o debate poderá intensificar-se.

Esta semana, o principal índice Dax registou uma perda de 1,72 por cento, o que representa a primeira perda semanal após oito semanas positivas consecutivas. O MDax, o índice de ações de médio porte, perdeu 1,29 por cento, para 26.915,13 pontos.

Já era previsível um mau início de dia, depois de as bolsas de Nova Iorque terem registado uma evolução negativa. As declarações do presidente do Federal Reserve Bank regional dos EUA em Minneapolis levaram a preocupações com as taxas de juro que se espalharam pela Europa. Os comentários do membro do Fed, Neel Kashkari, levantaram a possibilidade de não haver cortes nas taxas este ano se a inflação e o crescimento económico permanecerem estáveis.

Praticamente todas as empresas do Dax registaram perdas devido ao mau humor geral nos mercados. As ações da Deutsche Börse foram uma exceção e subiram 0,6%, à medida que a empresa beneficia de elevados volumes de negociação em fases turbulentas do mercado.

Os principais índices da Europa também apresentaram evolução negativa. O EuroStoxx 50, o Cac 40 da França e o FTSE 100 da Grã-Bretanha perderam cada um cerca de um por cento. No entanto, o Dow Jones Industrial de Nova Iorque subiu 0,9% no fecho das negociações na Europa.

O euro caiu em relação ao dólar americano. O Banco Central Europeu fixou a taxa de referência em $1,0841. No mercado obrigacionista, o rendimento actual caiu de 2,41 por cento para 2,40 por cento, enquanto o índice de obrigações Rex subiu 0,04 por cento. O futuro do Bund, por outro lado, perdeu 0,60 por cento.