Mercado de ações de Frankfurt reage aos temores das taxas de juros – DAX perde 1,44%
Leia as últimas notícias sobre o fraco desempenho do mercado de ações alemão em Frankfurt/Main, devido aos receios das taxas de juro e às incertezas geopolíticas. Descubra como empresas como a Fresenius e a Beiersdorf estão reagindo. #Mercado de ações #Frankfurt #Medo da taxa de juros #Geopolítica

Mercado de ações de Frankfurt reage aos temores das taxas de juros – DAX perde 1,44%
O mercado bolsista alemão reagiu às preocupações crescentes sobre taxas de juro persistentemente elevadas com perdas pesadas. O DAX continuou a correção que vinha ocorrendo desde o início de abril e fechou 1,44% abaixo, em 17.766,23 pontos. O MDax também perdeu 1,79 por cento e foi cotado a 25.973,85 pontos. O aumento dos rendimentos no mercado obrigacionista dos EUA, especialmente para obrigações a dez anos, perturbou os investidores. Os fortes dados económicos dos EUA e a inflação persistente levantaram dúvidas sobre um corte nas taxas este ano, aumentando os receios sobre as taxas de juro. O actual nervosismo dos investidores aumentava a cada nova descida dos preços. Os conflitos em curso no Médio Oriente, especialmente entre Israel e o Irão, aumentaram ainda mais a incerteza nos mercados.
No meio do quadro geral fraco, o operador clínico e grupo de cuidados de saúde Fresenius foi um dos poucos vencedores no DAX e conseguiu registar um aumento de preços após o anúncio do lançamento no mercado do biossimilar Tyenne nos EUA. A Beiersdorf também registou ganhos após aumentar o seu objetivo de vendas para 2024, enquanto ações do setor automóvel, como a Porsche AG e a BMW, sofreram perdas. A Evonik apresentou números trimestrais preliminares positivos, o que levou ao aumento das ações no MDax.
As ações de aço, incluindo Salzgitter e Thyssenkrupp, sofreram perdas significativas, uma vez que as exportações recordes de aço chinesas pesaram sobre os fabricantes europeus. O EuroStoxx 50, o principal índice da zona euro, também perdeu valor. Enquanto as bolsas de valores de Paris e Londres registaram descontos significativos, as bolsas de valores de Nova Iorque subiram ligeiramente no fecho europeu.
No mercado obrigacionista, o rendimento actual subiu, enquanto o índice de obrigações Rex e os futuros do Bund caíram. O euro foi negociado a US$ 1,0625 após o fechamento do mercado, com o Banco Central Europeu fixando a taxa de referência em US$ 1,0637. A relação dólar-euro foi, portanto, de 0,9401 euros por um dólar.