Mercado de ações reage: DAX fecha 1,44% em baixa
A bolsa de valores de Frankfurt está a demonstrar fraqueza face ao aumento das taxas de juro e às tensões geopolíticas - uma visão da actual evolução do mercado de acções alemão. #Bolsa de Valores de Frankfurt #Mercado de Ações Alemão #Planos Econômicos

Mercado de ações reage: DAX fecha 1,44% em baixa
O mercado de ações alemão reagiu aos temores crescentes de altas taxas de juros com perdas significativas na terça-feira. O DAX continuou a correção que vinha ocorrendo desde o início de abril e fechou 1,44% abaixo, em 17.766,23 pontos. O MDax das médias empresas registou uma perda de 1,79 por cento para 25.973,85 pontos.
Os rendimentos no mercado de títulos dos EUA subiram temporariamente para 4,7% para títulos de dez anos. Os investidores expressaram preocupação com os dados económicos positivos dos EUA e com a inflação persistente, levantando questões sobre um possível corte nas taxas de juro dos EUA. O especialista em mercados financeiros Andreas Lipkow observou que os receios sobre as taxas de juro continuam a influenciar os investidores e o nervosismo tem aumentado desde o início de Abril.
Israel está considerando medidas após um possível grande ataque iraniano. Esta incerteza está a colocar pressão adicional sobre o mercado. Em termos de notícias da empresa, a Fresenius registou o maior aumento, de 4,6 por cento, depois de a empresa ter anunciado o lançamento do biossimilar Tyenne nos Estados Unidos. A Beiersdorf aumentou a sua meta de receitas para 2024, fazendo com que as ações subissem 1,1%. No entanto, as ações do setor automóvel, como a Porsche AG e a BMW, perderam cerca de três por cento cada.
No MDax, as ações da Evonik registraram alta de 0,7% após resultados trimestrais positivos. Nordex também registrou ganhos de preços após anunciar a entrada de pedidos no primeiro trimestre. No entanto, empresas siderúrgicas como Salzgitter e Thyssenkrupp registaram perdas devido às elevadas exportações chinesas de aço.
O EuroStoxx 50, o principal índice da zona euro, perdeu 1,35 por cento. As bolsas de Paris e Londres também registaram perdas significativas. Em Nova Iorque, por outro lado, as bolsas estavam ligeiramente em alta no final das negociações europeias. O euro estava sendo negociado a US$ 1,0625 após o fechamento do mercado. O BCE fixou a taxa de referência em 1,0637 dólares durante a tarde. No mercado de títulos, o rendimento atual subiu de 2,43% no dia anterior para 2,49%.