Recompra de ações em tempos de aumento das taxas de juros: o que isso significa para os investidores?
De acordo com um relatório da www.capital.de, as taxas de juro estão a regressar, tornando as recompras de ações mais caras e cada vez menos atrativas. Esta circunstância tem impacto no mercado de ações, uma vez que falta um importante impulsionador de preços dos últimos anos e os retornos podem cair. As recompras de ações têm sido um meio popular de distribuição de lucros aos acionistas nos últimos anos. Os grandes bancos, em particular, como o Deutsche Bank e o Commerzbank, planearam recomprar as suas próprias acções, a fim de distribuir lucros aos seus accionistas. O Deutsche Bank, por exemplo, planeia investir 450 milhões de euros, o que em termos puramente matemáticos levaria a um aumento do dividendo de 20 para 30 cêntimos. No entanto, o retorno dos juros tem…

Recompra de ações em tempos de aumento das taxas de juros: o que isso significa para os investidores?
De acordo com um relatório de www.capital.de, as taxas de juro estão a regressar, tornando as recompras de ações mais caras e cada vez menos atrativas. Esta circunstância tem impacto no mercado de ações, uma vez que falta um importante impulsionador de preços dos últimos anos e os retornos podem cair.
As recompras de ações têm sido um meio popular de distribuição de lucros aos acionistas nos últimos anos. Os grandes bancos, em particular, como o Deutsche Bank e o Commerzbank, planearam recomprar as suas próprias acções, a fim de distribuir lucros aos seus accionistas. O Deutsche Bank, por exemplo, planeia investir 450 milhões de euros, o que em termos puramente matemáticos levaria a um aumento do dividendo de 20 para 30 cêntimos.
Contudo, o regresso das taxas de juro significa que as recompras de ações estão a tornar-se mais caras e, portanto, menos atrativas. As empresas devem agora considerar cuidadosamente se as recompras de ações ainda valem a pena. Isto tem um impacto no mercado de ações, uma vez que um importante motor de crescimento já não está disponível.
Globalmente, é difícil quantificar a extensão exacta deste impacto porque o mercado bolsista é influenciado por muitos factores. No entanto, é de esperar que o regresso das taxas de juro e o impacto associado nas recompras de ações alterem o ambiente de mercado para empresas e investidores. Esta evolução terá de ser monitorizada cuidadosamente, uma vez que poderá potencialmente desencadear novas mudanças no mercado bolsista.
Leia o artigo fonte em www.capital.de