Análise: Queda dos preços das ações no DAX - queda do salame e esperança de recuperação. Razões para a queda dos preços e perspectivas de melhoria.
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a queda dos preços das ações no DAX está atualmente a causar agitação no mercado. O DAX caiu continuamente nas últimas semanas, no que os especialistas chamam de “queda do salame”. Esta tendência descendente de longo prazo indica um período difícil para o mercado de ações. As razões para isto incluem o aumento dos rendimentos das obrigações, que estão a tornar os mercados bolsistas menos atrativos. A pressão adicional também resultou do aumento dos preços do petróleo, que voltaram a cair ligeiramente. A atual tecnologia gráfica do DAX indica que este se encontra em más condições técnicas, o que pesa ainda mais no sentimento dos investidores. No entanto, o sentimento negativo dos investidores também pode ser um indicador...

Análise: Queda dos preços das ações no DAX - queda do salame e esperança de recuperação. Razões para a queda dos preços e perspectivas de melhoria.
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
A queda dos preços das ações no DAX está atualmente a causar agitação no mercado. O DAX caiu continuamente nas últimas semanas, no que os especialistas chamam de “queda do salame”. Esta tendência descendente de longo prazo indica um período difícil para o mercado de ações. As razões para isto incluem o aumento dos rendimentos das obrigações, que estão a tornar os mercados bolsistas menos atrativos. A pressão adicional também resultou do aumento dos preços do petróleo, que voltaram a cair ligeiramente.
A atual tecnologia gráfica do DAX indica que este se encontra em más condições técnicas, o que pesa ainda mais no sentimento dos investidores. No entanto, o sentimento negativo dos investidores também pode ser um indicador de aumento dos preços, uma vez que todos já podem ter vendido. Além disso, existe a possibilidade de um “short squeeze”, onde os vendedores a descoberto têm de comprar o DAX para cobrir as suas posições, o que por sua vez pode fazer com que os preços subam.
O que é particularmente preocupante é que Outubro é conhecido como um mês de crises e colapsos. Estatisticamente falando, uma recuperação sustentada só se torna aparente depois do Halloween, no início dos melhores seis meses da bolsa.
Tendo em conta estes factos, a tendência descendente em curso no DAX poderá tornar-se uma fase difícil para a indústria financeira. O aumento dos rendimentos das obrigações e dos preços do petróleo poderá reduzir a atractividade das acções, o que poderá levar os investidores a recorrerem a outras formas de investimento. Os analistas esperam, portanto, uma fase tensa com mais incerteza nos mercados bolsistas.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de