Perspectivas para a economia e o mercado de ações da China em 2024: Dragão de madeira traz energias e oportunidades positivas
Segundo reportagem do www.cmcmarkets.com, o ano de 2024 no calendário chinês é marcado pelo signo do dragão de madeira, que simboliza poder, força e energia. Depois de um ano cheio de desilusões económicas, a economia e o mercado de ações da China precisam exatamente destas qualidades. A China atingiu a sua meta de crescimento de cinco por cento, mas o crescimento está bem abaixo dos valores de dois dígitos das décadas anteriores. As tensões políticas entre a China e Taiwan aumentaram, perturbando os investidores internacionais e levando a saídas de capitais da China. Devido às perspectivas económicas incertas na China, as empresas estrangeiras retiraram os seus lucros em vez de investirem. O desenvolvimento demográfico da China representa um risco adicional...

Perspectivas para a economia e o mercado de ações da China em 2024: Dragão de madeira traz energias e oportunidades positivas
De acordo com um relatório de www.cmcmarkets.com, o ano de 2024 no calendário chinês é marcado pelo dragão de madeira, que simboliza poder, força e energia. Depois de um ano cheio de desilusões económicas, a economia e o mercado de ações da China precisam exatamente destas qualidades.
A China atingiu a sua meta de crescimento de cinco por cento, mas o crescimento está bem abaixo dos valores de dois dígitos das décadas anteriores. As tensões políticas entre a China e Taiwan aumentaram, perturbando os investidores internacionais e levando a saídas de capitais da China. Devido às perspectivas económicas incertas na China, as empresas estrangeiras retiraram os seus lucros em vez de investirem.
O desenvolvimento demográfico da China representa um risco adicional, uma vez que a população está a diminuir e a proporção da população idosa está a aumentar. O desemprego aumentou desde a pandemia do coronavírus e o governo chinês parou de divulgar dados, levantando preocupações sobre a verdadeira situação económica do país.
Apesar destes desafios, há uma oportunidade para o mercado de ações chinês regressar. As tensões políticas seriam dispendiosas para todos os envolvidos, mas também poderiam estabilizar a situação económica e o mercado bolsista na China.
Os investidores não devem, portanto, amortizar ainda o mercado de ações chinês, uma vez que este é avaliado de forma barata em comparação com outros. Num contexto de desaceleração económica nos EUA e na Europa, as ações do Reino Médio poderão ser uma boa alternativa em 2024.
Leia o artigo original em www.cmcmarkets.com