Colocação de ações da Birkenstock: Especialistas financeiros avaliam os lucros de US$ 1,5 bilhão e a estratégia futura da empresa.
De acordo com um relatório de www.verlagshaus-jaumann.de, a colocação de ações da Birkenstock angariou quase 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros). Cerca de dois terços deste montante vão para o principal proprietário, L Catterton, que está ligado ao grupo de luxo LVMH e ao seu patrão bilionário Bernard Arnault. A Birkenstock pretende utilizar a sua parte dos lucros do IPO para reduzir a dívida, enquanto a L Catterton manterá o controlo após o IPO. As origens da Birkenstock remontam a 1774 e a empresa se descreve como a “inventora da palmilha”. Apesar da imagem anterior de chinelo ecológico, as sandálias tornaram-se um acessório de moda, também através de colaborações com marcas de luxo como...

Colocação de ações da Birkenstock: Especialistas financeiros avaliam os lucros de US$ 1,5 bilhão e a estratégia futura da empresa.
De acordo com um relatório de www.verlagshaus-jaumann.de, a colocação de ações da Birkenstock rendeu pouco menos de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros). Cerca de dois terços deste montante vão para o principal proprietário, L Catterton, que está ligado ao grupo de luxo LVMH e ao seu patrão bilionário Bernard Arnault. A Birkenstock pretende utilizar a sua parte dos lucros do IPO para reduzir a dívida, enquanto a L Catterton manterá o controlo após o IPO.
As origens da Birkenstock remontam a 1774 e a empresa se descreve como a “inventora da palmilha”. Apesar da imagem anterior de chinelo ecológico, as sandálias tornaram-se um acessório de moda, também através de colaborações com marcas de luxo como Dior e Manolo Blahnik. No primeiro semestre do atual exercício financeiro, a Birkenstock aumentou as vendas em 18,7 por cento, para cerca de 644,2 milhões de euros. O lucro foi de 40,2 milhões de euros, que compara com 73,5 milhões de euros no ano anterior. A queda é atribuída principalmente às taxas de câmbio desfavoráveis, enquanto o último exercício terminou com 1,24 mil milhões de euros em vendas e 187 milhões de euros em lucros.
Dada a estreia bem-sucedida da Birkenstock no mercado de ações e a utilização planeada dos recursos para reduzir a dívida, isto poderá levar a um fortalecimento da situação financeira da empresa. A continuidade do desenvolvimento da marca e as parcerias com marcas de luxo poderão continuar a ter um impacto positivo nas vendas. O controle pós-IPO da L Catterton também poderia ajudar a garantir a direção estratégica de longo prazo da Birkenstock. Globalmente, isto indica um posicionamento sólido da empresa no mercado e no setor financeiro.
Leia o artigo original em www.verlagshaus-jaumann.de