A bolsa continua em alta, mas há risco de correção iminente – especialistas financeiros alertam para sinais de cansaço e apontam sinais de alerta.
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, os mercados de ações dos EUA e da Alemanha continuaram a sua recuperação recorde a meio da semana, antes de se estabelecerem fortes lucros e empurrarem os mercados para o vermelho. Os investidores continuam a apostar na queda das taxas de juro no próximo ano, embora os sinais de cansaço nos mercados sejam claros. No entanto, a economia alemã apresentou sinais positivos, com uma subida do sentimento dos consumidores e uma queda dos preços no produtor em Novembro. No entanto, os sinais de alerta em Wall Street estão a aumentar e o banco central alemão atenuou as expectativas de cortes iminentes nas taxas de juro. A incerteza quanto a um possível rali de Natal é elevada, especialmente tendo em conta os já alcançados...

A bolsa continua em alta, mas há risco de correção iminente – especialistas financeiros alertam para sinais de cansaço e apontam sinais de alerta.
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
Os mercados bolsistas dos EUA e da Alemanha continuaram a sua recuperação recorde a meio da semana, antes de se estabelecerem fortes realizações de lucros e empurrarem os mercados para o vermelho. Os investidores continuam a apostar na queda das taxas de juro no próximo ano, embora os sinais de cansaço nos mercados sejam claros. No entanto, a economia alemã apresentou sinais positivos, com uma subida do sentimento dos consumidores e uma queda dos preços no produtor em Novembro.
No entanto, os sinais de alerta em Wall Street estão a aumentar e o banco central alemão atenuou as expectativas de cortes iminentes nas taxas de juro. A incerteza em torno de uma possível recuperação no Natal é elevada, especialmente tendo em conta os níveis de preços já alcançados. O rácio euro-dólar e o mercado do petróleo bruto também mostram sinais de incerteza.
Deve-se também notar que as ações da Deutsche Post caíram devido aos resultados comerciais decepcionantes da concorrente FedEx, enquanto a Mercedes-Benz teve de fazer recall de dezenas de milhares de carros a diesel e a Fresenius Medical Care se viu na mira da Food and Drug Administration dos EUA.
Embora algumas empresas, como a United Internet e a 1&1, tenham perspectivas de negócios positivas para o próximo ano, outras, como a ProSiebenSat.1, apresentam previsões mais sombrias para 2024. A empresa química alemã BASF fez uma grande mudança de pessoal e ficou confusa com as perdas de ações em projetos de produção de gás na Rússia.
Globalmente, o mercado parece caracterizar-se pela incerteza e pela volatilidade, com uma combinação de sinais positivos e negativos da economia e do sector financeiro. A perspectiva de uma recuperação no Natal continua por ver e os investidores devem preparar-se para possíveis turbulências adicionais.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de