Os mercados de ações reagem aos temores das taxas de juros: DAX e MDAX estão perdendo significativamente

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O mercado de ações na Alemanha reage com perdas aos receios das taxas de juro e às tensões geopolíticas no Médio Oriente. Leia mais aqui.

Aktienmarkt in Deutschland reagiert mit Verlusten auf Zinsängste und geopolitische Spannungen im Nahen Osten. Lesen Sie hier mehr.
O mercado de ações na Alemanha reage com perdas aos receios das taxas de juro e às tensões geopolíticas no Médio Oriente. Leia mais aqui.

Os mercados de ações reagem aos temores das taxas de juros: DAX e MDAX estão perdendo significativamente

O mercado de ações alemão reagiu aos receios crescentes de taxas de juro persistentemente elevadas com perdas significativas na terça-feira. O DAX continuou a correção que vinha ocorrendo desde o início de abril e fechou 1,44% abaixo, em 17.766,23 pontos. O aumento anual até agora encolheu para um total de 6%. O MDAX também perdeu 1,79 por cento e fechou nos 25.973,85 pontos.

Esta reacção deveu-se principalmente ao aumento dos rendimentos no mercado obrigacionista dos EUA, que subiram temporariamente para 4,7% para obrigações a dez anos. Os investidores estavam preocupados com a continuação dos fortes dados económicos dos EUA, incluindo o relatório sobre o emprego e as vendas a retalho, bem como com a inflação persistente. A incerteza em torno de possíveis subidas das taxas de juro na maior economia do mundo aumentou os receios dos investidores sobre as taxas de juro e levou a um nervosismo crescente nos mercados.

As preocupações sobre uma possível escalada no Médio Oriente também pesaram sobre o sentimento do mercado. Israel está a considerar responder a um suposto grande ataque iraniano, que poderá levar a mais tensões na região.

Numa comparação da indústria, empresas siderúrgicas como a Salzgitter e a Thyssenkrupp registaram perdas significativas devido às elevadas exportações de aço chinesas, o que colocou pressão sobre os fabricantes europeus. Em contrapartida, empresas como a Evonik e a Nordex registaram ganhos de preços, com a Nordex a registar um aumento após o anúncio da entrada de encomendas para o primeiro trimestre.

O clima negativo geral também se refletiu no EuroStoxx 50, que caiu 1,35 por cento para 4.916,99 pontos. Houve também fortes perdas de preços em Paris e Londres. No final das negociações, o euro era negociado a 1,0625 dólares, enquanto o rendimento actual no mercado obrigacionista subiu para 2,49 por cento, face aos 2,43 por cento do dia anterior. O futuro do Bund perdeu 0,50 por cento, para 131,25 pontos.