O índice chinês Hang Seng estava sendo negociado cerca de quatro por cento abaixo do preço de fechamento do dia anterior na quarta-feira. O crescimento económico no Reino Médio foi de fortes 5,2 por cento, mas ainda ficou abaixo das expectativas do mercado. Além dos valores imobiliários gravemente atingidos, o fabricante de veículos elétricos BYD também sofreu muita pressão.
Embora o crescimento do PIB de 5,2 por cento tenha excedido a meta oficial de Pequim de “cerca de 5 por cento”, o sentimento no mercado de ações chinês permaneceu fraco. Porque os especialistas esperavam anteriormente 5,3%.
O índice Hang Seng, de alta tecnologia, que inclui grandes players como Tencent, Alibaba, Xiaomi e BYD, ampliou sua perda semanal para impressionantes seis por cento. Na manhã de quarta-feira, estava um pouco acima da marca de 15.000 pontos e, portanto, cerca de cinco por cento acima do mínimo anual de 2022, de 14.597 pontos.
Enquanto as ações do setor imobiliário em dificuldades, como Country Garden, China Evergrande, China Vanke, Longfor e Sunac China perderam entre 2,7 e mais de sete por cento, o fabricante de automóveis BYD também registou uma perda temporária de mais de seis por cento.
De uma perspectiva de curto prazo, a imagem do gráfico da BYD gerou um sinal de venda com a queda abaixo do mínimo de dezembro em 196,90 dólares de Hong Kong, mas com a linha de tendência de alta de médio prazo o próximo suporte massivo aguarda em 180 dólares. Neste ponto, o mais tardar, o preço das ações deverá poder subir.
