Experiência no mercado de ações: o que vem a seguir para os mercados após a recuperação de novembro? Perspectivas e previsões para 2024
De acordo com um relatório de www.dpn-online.com, novembro foi nublado e chuvoso, mas houve sol forte no mercado de ações. O DAX subiu 9,5%, o Euro Stoxx 50 quase 8%, o S&P 500 9,1% e o Nasdaq 100 até quase 11%. A perspectiva de cortes nas taxas de juros logo deu nova esperança aos investidores do mercado de ações. A questão permanece: este já foi o rali de fim de ano ou ainda está por vir? Os investidores institucionais, em particular, querem investir a longo prazo e esperam uma evolução positiva no mercado. Além da expectativa de redução das taxas de juros no próximo ano, há também a perspectiva de menores rendimentos dos títulos,...

Experiência no mercado de ações: o que vem a seguir para os mercados após a recuperação de novembro? Perspectivas e previsões para 2024
De acordo com um relatório de www.dpn-online.com,
Novembro foi nublado e chuvoso, mas houve um sol forte no mercado de ações. O DAX subiu 9,5%, o Euro Stoxx 50 quase 8%, o S&P 500 9,1% e o Nasdaq 100 até quase 11%. A perspectiva de cortes nas taxas de juros logo deu nova esperança aos investidores do mercado de ações.
A questão permanece: este já foi o rali de fim de ano ou ainda está por vir? Os investidores institucionais, em particular, querem investir a longo prazo e esperam uma evolução positiva no mercado. Além das expectativas de cortes nas taxas de juro no próximo ano, a perspectiva de rendimentos mais baixos das obrigações, de crescimento económico acima do consenso nos EUA e do fim da recessão de lucros naquele país também alimentaram a recente recuperação. A queda dos preços do petróleo e o índice de volatilidade VIX para o seu nível mais baixo desde janeiro de 2020 tornaram o ambiente para as ações ainda mais atrativo.
Se a Fed tiver efectivamente terminado o ciclo de subida das taxas de juro com a pausa nas taxas de juro, isso poderá ser bom para os mercados bolsistas dos EUA. No entanto, os dados actuais mostram que o aumento da ganância e o elevado envolvimento do mercado precedem os pontos de viragem nos mercados. Os analistas alertam, portanto, para uma possível correção. Do ponto de vista do analista, um cenário de retração é realmente saudável e não significa que o mercado não tenha condições de subir.
O Deutsche Bank está otimista para os mercados de ações em 2024 e considera realistas os retornos na faixa percentual de um dígito médio a alto. Existem também perspectivas positivas para as acções de valor europeias, particularmente no sector financeiro, bem como para as acções japonesas e as acções tecnológicas dos EUA. Apesar da recente recuperação, é aconselhável não sair das ações de tecnologia, pois elas não estão alavancadas e são uma profecia auto-realizável.
A situação actual do mercado bolsista reflecte um certo grau de incerteza e esperança, que resulta de uma grande variedade de factores. Embora seja possível uma correcção, os investidores a longo prazo poderão ainda esperar uma evolução positiva a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.dpn-online.com