Mercados financeiros da China em turbulência: governo intervém, mas a confiança diminui
É altamente duvidoso que o governo da China consiga recuperar a confiança restringindo os mercados financeiros. O mercado de ações chinês já vive uma fase turbulenta no início do ano, enquanto os preços das ações na América e na Europa atingem máximos históricos. Contudo, os índices na China estão a cair para níveis observados pela última vez há cinco, quinze ou vinte anos. A raiva entre a população está a aumentar e os 220 milhões de investidores privados estão a descarregar a sua raiva nas redes sociais. O governo está a responder à crise demitindo o chefe da Comissão de Valores Mobiliários após uma reunião com o presidente Xi Jinping. Essas medidas do governo chinês podem...

Mercados financeiros da China em turbulência: governo intervém, mas a confiança diminui
É altamente duvidoso que o governo da China consiga recuperar a confiança restringindo os mercados financeiros. O mercado de ações chinês já vive uma fase turbulenta no início do ano, enquanto os preços das ações na América e na Europa atingem máximos históricos. Contudo, os índices na China estão a cair para níveis observados pela última vez há cinco, quinze ou vinte anos. A raiva entre a população está a aumentar e os 220 milhões de investidores privados estão a descarregar a sua raiva nas redes sociais. O governo está a responder à crise demitindo o chefe da Comissão de Valores Mobiliários após uma reunião com o presidente Xi Jinping.
Estas medidas do governo chinês podem ter efeitos de longo alcance no mercado financeiro. A incerteza dos investidores e a queda dos índices na China poderão levar a uma recessão global que também afectará os preços das acções noutros países. A confiança dos investidores na estabilidade do mercado chinês continuará a diminuir, o que poderá ter um impacto negativo nos investimentos de longo prazo em empresas chinesas e na negociação de ações chinesas.
Resta saber como o governo chinês continuará a responder à crise financeira e que medidas tomará para restaurar a confiança dos investidores. O desenvolvimento do mercado financeiro chinês tem potencial para influenciar a indústria financeira global e, portanto, requer um acompanhamento atento.
De acordo com um relatório de www.faz.net
Leia o artigo fonte em www.faz.net