Saídas do mercado de ações chinês: Há preocupações crescentes sobre esta tendência por parte dos investidores atuais.
De acordo com um relatório do www.focus.de, os investidores estrangeiros têm dúvidas sobre a economia da China e estão a retirar fundos. De acordo com o Financial Times, quase 90% do dinheiro estrangeiro que entrou no mercado de ações chinês em 2023 já foi retirado. O investimento estrangeiro líquido em ações cotadas na China caiu 87%. As razões para isto são dúvidas crescentes sobre a vontade de Pequim de tomar medidas sérias para impulsionar o crescimento enfraquecido. Esta evolução reflecte o crescente pessimismo sobre as perspectivas da segunda maior economia do mundo. Os investidores internacionais têm estado sob pressão desde Agosto, quando a falta de pagamentos de títulos por parte do promotor imobiliário Country Garden destacou a gravidade da crise de liquidez no sector imobiliário do país...

Saídas do mercado de ações chinês: Há preocupações crescentes sobre esta tendência por parte dos investidores atuais.
De acordo com um relatório do www.focus.de, os investidores estrangeiros têm dúvidas sobre a economia da China e estão a retirar fundos. De acordo com o Financial Times, quase 90% do dinheiro estrangeiro que entrou no mercado de ações chinês em 2023 já foi retirado. O investimento estrangeiro líquido em ações cotadas na China caiu 87%. As razões para isto são dúvidas crescentes sobre a vontade de Pequim de tomar medidas sérias para impulsionar o crescimento enfraquecido.
Esta evolução reflecte o crescente pessimismo sobre as perspectivas da segunda maior economia do mundo. Os investidores internacionais têm-se tornado vendedores líquidos de forma constante desde Agosto, quando os pagamentos de obrigações falhados por parte do promotor imobiliário Country Garden revelaram a gravidade da crise de liquidez no sector imobiliário do país. O índice de referência da China, CSI 300, caiu mais de 3% em Dezembro, enquanto o índice S&P 500 subiu 4,7%.
O impacto no mercado é significativo, uma vez que a retirada do investimento offshore leva a uma redução significativa do investimento estrangeiro. Isto poderá levar a uma maior deterioração da situação económica da China e ter um impacto negativo nos mercados de capitais internacionais. Além disso, os preços das acções também poderão continuar a cair, conduzindo a uma nova descida dos valores de mercado. Espera-se que a economia da China fique sob pressão, o que terá impacto no mercado de ações global.
O governo chinês já tomou medidas para amortecer a saída de investidores offshore, apoiando recompras de ações de empresas cotadas na China e através de grandes compras por fundos de investimento nacionais e instituições financeiras estatais. Isto mostra que Pequim está a tentar reforçar as avaliações em queda e restaurar a confiança dos investidores. No entanto, resta saber se isso será suficiente para reconquistar os investidores estrangeiros.
Leia o artigo fonte em www.focus.de