DAX atinge máximo histórico e indica queda nas taxas de juros: boas notícias para investidores
De acordo com um relatório do www.zeit.de, o índice de ações alemão (Dax) atingiu recentemente um novo recorde e está agora em 17.003,28 pontos. Isso representa um aumento de 1,4%. Esta evolução está estreitamente ligada aos sinais de que as taxas de juro directoras do Federal Reserve Bank dos EUA irão em breve cair significativamente. A previsão da Fed sugere novos cortes nas taxas de juro directoras que excedem as anteriores expectativas de taxas de juro no mercado. A expectativa é que haja cerca de três cortes nas taxas em 2024, totalizando 0,75 pontos percentuais. O Banco Central Europeu (BCE) também planeia anunciar a sua decisão sobre a taxa de juro diretora. Até agora, os bancos centrais tentaram aumentar as taxas de juro diretoras...

DAX atinge máximo histórico e indica queda nas taxas de juros: boas notícias para investidores
De acordo com um relatório de www.zeit.de,
O índice bolsista alemão (Dax) atingiu recentemente um novo recorde e está agora nos 17.003,28 pontos. Isso representa um aumento de 1,4%. Esta evolução está estreitamente ligada aos sinais de que as taxas de juro directoras do Federal Reserve Bank dos EUA irão em breve cair significativamente.
A previsão da Fed sugere novos cortes nas taxas de juro directoras que excedem as anteriores expectativas de taxas de juro no mercado. A expectativa é que haja cerca de três cortes nas taxas em 2024, totalizando 0,75 pontos percentuais. O Banco Central Europeu (BCE) também planeia anunciar a sua decisão sobre a taxa de juro diretora. Até agora, os bancos centrais têm tentado contrariar a inflação elevada aumentando as taxas de juro directoras.
As perspectivas de queda das taxas de juros são boas notícias para os investidores. As ações estão novamente a tornar-se mais atrativas em comparação com os títulos de juro fixo. Ao mesmo tempo, os empréstimos estão a tornar-se mais baratos, tornando mais fácil para as empresas financiarem-se e tornando os investimentos mais acessíveis. O impacto da guerra de agressão da Rússia sobre a Ucrânia, em Fevereiro de 2022, levou a um aumento dos preços da energia e desencadeou uma inflação elevada. A inflação também caiu agora significativamente na zona euro.
Estes desenvolvimentos sugerem que o mercado financeiro mudará nos próximos anos. A queda das taxas de juro diretoras pode levar a um aumento da atividade de investimento e a um aumento dos preços das ações, enquanto os investimentos com juros fixos se tornam menos atrativos. Contudo, resta saber como o BCE e outros bancos centrais reagirão à alteração da situação económica.
Leia o artigo fonte em www.zeit.de