DAX em alta apesar dos temores de recessão – o que acontecerá a seguir para o índice líder em 2024?
De acordo com um relatório do kurier.at, o principal índice alemão, DAX, e o índice de tecnologia dos EUA, Nasdaq, mostraram desempenhos brilhantes recentemente. O DAX registou um aumento de 15 por cento desde o início do ano, enquanto o Nasdaq chegou a ganhar 47 por cento. Embora a situação das empresas cotadas no DAX tenha piorado, espera-se que os lucros das empresas voltem a subir em 2024. As ações tecnológicas prosperam graças ao entusiasmo em torno da inteligência artificial e à elevada procura de microchips. Comparado com outros índices como o Nasdaq e devido à fragilidade da indústria automóvel, o DAX está atualmente avaliado em níveis muito baixos. O carro valoriza…

DAX em alta apesar dos temores de recessão – o que acontecerá a seguir para o índice líder em 2024?
De acordo com um relatório de correio.at,
O principal índice alemão, DAX, e o índice tecnológico norte-americano Nasdaq mostraram desempenhos brilhantes recentemente. O DAX registou um aumento de 15 por cento desde o início do ano, enquanto o Nasdaq chegou a ganhar 47 por cento. Embora a situação das empresas cotadas no DAX tenha piorado, espera-se que os lucros das empresas voltem a subir em 2024. As ações tecnológicas prosperam graças ao entusiasmo em torno da inteligência artificial e à elevada procura de microchips.
Comparado com outros índices como o Nasdaq e devido à fragilidade da indústria automóvel, o DAX está atualmente avaliado em níveis muito baixos. Os valores dos carros estão arrastando o DAX para baixo, o que se reflete em uma relação P/L de atualmente 10,3. Uma avaliação justa exigiria que o DAX subisse para cerca de 19.000 pontos ou que os lucros das empresas caíssem.
Espera-se que os lucros das empresas no índice de ações MSCI World e no Nasdaq voltem a disparar em 2024. Os analistas esperam um aumento de quase dez por cento no MSCI World e de cerca de 17 por cento no Nasdaq. A Europa está um pouco atrasada neste aspecto porque as condições-quadro são consideradas demasiado restritas.
Esta evolução mostra que o mercado, especialmente os setores de ações de tecnologia e automóvel, continuam a ser influenciados por vários fatores. O nível de lucros corporativos esperados desempenha um papel crucial e permite tirar conclusões sobre o desenvolvimento futuro dos índices.
Leia o artigo fonte em kurier.at