Dax após ataque a Israel: investidores confiam na desescalada

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Relatórios atuais de mercado: DAX fecha em território positivo após ataques no Oriente Médio. Leia os últimos desenvolvimentos no WELT.

Aktuelle Marktberichterstattung: Dax schließt im Plus nach Angriffen im Nahen Osten. Lesen Sie die neuesten Entwicklungen auf WELT.
Relatórios atuais de mercado: DAX fecha em território positivo após ataques no Oriente Médio. Leia os últimos desenvolvimentos no WELT.

Dax após ataque a Israel: investidores confiam na desescalada

Após o ataque do Irão a Israel, o DAX registou uma recuperação na segunda-feira e inicialmente subiu para quase 18.200 pontos, mas acabou por fechar com uma subida de 0,56 por cento, para 18.026,58 pontos. O MDax das ações de médio porte, por outro lado, perdeu 0,49 por cento, para 26.447,14 pontos. Em Nova Iorque, as bolsas de valores subiram ligeiramente no encerramento das negociações europeias. O EuroStoxx 50 ganhou 0,59 por cento para 4.984,48 pontos, enquanto Paris registou ganhos moderados e Londres registou ligeiras perdas.

As fortes vendas no varejo nos EUA durante a tarde contribuíram para o sentimento positivo e mostraram uma economia robusta dos EUA. No entanto, isto pode significar que os investidores necessitam de reduzir as suas expectativas de cortes nas taxas de juro num futuro próximo. O conflito no Médio Oriente gerou nervosismo, mas os investidores permaneceram calmos quanto a uma possível desescalada. Os investidores reagiram com alívio pelo facto de o ataque do Irão a Israel não ter sido mais sério e de os mísseis iranianos poderem ser repelidos.

Uma recomendação positiva de investimento do banco norte-americano Morgan Stanley para a Adidas levou a um aumento de 4,2 por cento. As ações da fabricante de artigos esportivos foram negociadas no topo do Dax. A Lufthansa, por outro lado, teve de lidar com um declínio de 4,6 por cento depois de ajustar a sua previsão de lucro para 2024 devido a inúmeras greves na aviação. No SDax, as ações da Südzucker caíram 3,1 por cento, enquanto a Varta perdeu mais 8,4 por cento no índice de pequena capitalização, após uma perda de mais de 30 por cento na sexta-feira.

Após o fechamento do mercado, um euro custava 1,0643 dólares americanos. O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de referência em $1,0656. No mercado obrigacionista, o rendimento actual manteve-se em 2,43 por cento, enquanto o índice de obrigações Rex subiu 0,10 por cento. Os futuros do Bund perderam 0,60 por cento, para 131,71 pontos.