Alta recorde do DAX: mercado de ações confiante ou descuido perigoso? Um especialista financeiro analisa a situação
De acordo com um relatório de www.cash-online.de, Robert Halver, chefe de análise do mercado de capitais do Baader Bank, fez uma avaliação da situação atual nos mercados de ações. Ele enfatiza que apesar das notícias negativas, o mercado de ações continua em patamares elevados e o aumento das taxas de juros não está abalando os mercados de ações. As taxas de juro, inimigas naturais das bolsas, subiram, mas... Segundo Halver, os bancos centrais dos EUA e da zona euro pressionaram os mercados financeiros com aumentos rápidos e dinâmicos das taxas de juro. No entanto, a Fed e o BCE deixarão de aumentar as taxas de juro no verão. A inflação também está a descer lentamente, o que está a ter um impacto positivo nos mercados bolsistas...

Alta recorde do DAX: mercado de ações confiante ou descuido perigoso? Um especialista financeiro analisa a situação
De acordo com um relatório de www.cash-online.de, Robert Halver, chefe de análise do mercado de capitais do Baader Bank, fez uma avaliação da situação atual dos mercados de ações. Ele enfatiza que apesar das notícias negativas, o mercado de ações continua em patamares elevados e o aumento das taxas de juros não está abalando os mercados de ações.
As taxas de juros, inimigas naturais das ações, subiram, mas...
Segundo Halver, os bancos centrais dos EUA e da zona euro pressionaram os mercados financeiros com aumentos rápidos e dinâmicos das taxas de juro. No entanto, a Fed e o BCE deixarão de aumentar as taxas de juro no verão. A inflação também está a descer lentamente, o que poderá ter um efeito positivo nos mercados bolsistas. As baixas taxas de juro nas quais os políticos (financeiros) estão interessados também impediriam um regresso à atractividade anterior dos depósitos a prazo fixo e dos títulos públicos.
A globalização não se tornará uma espécie em extinção
Halver menciona que a economia actual não é óptima, mas medidas massivas de política fiscal e monetária por parte do PCC poderiam remover a inibição de carregamento da China e estimular novamente a fantasia de redução gradual das taxas de juro dos EUA do Credit America. As vantagens da globalização são também demasiado grandes para serem abolidas. A vantagem locacional da Ásia não pode ser igualada pelo Ocidente, mas, inversamente, a China não renunciará aos seus fortes parceiros comerciais estrangeiros, a América e a Europa.
Os cisnes negros não podem ser descartados, mas também não podem ser esperados em todas as poças
No que diz respeito ao fim do mundo, muitas vezes previsto, Halver é da opinião de que o bom senso prevalecerá novamente, mesmo entre os políticos norte-americanos patologicamente egocêntricos. Mesmo no caso hipotético de uma falha do sistema, você ainda estaria significativamente melhor com ações do que com títulos que rendem juros.
Após a análise do artigo, percebe-se que Robert Halver tem uma visão otimista do desenvolvimento dos mercados de ações. Apesar da evolução negativa e das incertezas, ele espera um ambiente positivo para as ações. As implicações desta avaliação poderão levar os investidores a permanecerem optimistas e a encararem o investimento em acções como uma opção atractiva.
Leia o artigo original em www.cash-online.de