Dax sob pressão: final cauteloso em abril
Ações Frankfurt: As ações de automóveis pesam sobre Dax. Descubra como estão a evoluir os principais índices alemães e quais as empresas afetadas. Mantenha-se informado sobre os eventos atuais do mercado.

Dax sob pressão: final cauteloso em abril
O Dax continuou a sua tendência negativa na terça-feira, após um início positivo. O principal índice alemão perdeu 0,59 por cento e foi de 18.011,04 pontos. Isso indica uma perda de cerca de dois e meio por cento no mês de abril. Os investidores mostraram moderação face a muitos números empresariais, dados económicos e antes das férias, bem como à decisão da Reserva Federal dos EUA sobre a taxa de juro na quarta-feira, que levou a uma descida no Dax.
O estrategista do mercado de capitais Jürgen Molnar, da Robomarkets, enfatizou que houve resistência obstinada em 18.200 pontos. Esta marca poderá ser decisiva para saber se os investidores virarão as costas à bolsa em Maio ou se será possível a continuação da recuperação. Os especialistas veem o índice protegido para baixo em 17.900 pontos.
As ações da Mercedes-Benz e da Volkswagen registaram perdas de preços de 5,0 e 4,2 por cento, respetivamente, colocando-as no fundo do Dax. Tanto os Suábios como a empresa sediada em Wolfsburg registaram um desenvolvimento empresarial mais fraco do que o esperado no primeiro trimestre. Os analistas assumem que as estimativas de consenso para o resultado operacional anual cairão.
Do lado positivo, a Vonovia assumiu a liderança no Dax com uma nova recuperação de preços de 5,3 por cento. O maior grupo imobiliário residencial da Alemanha teve um início de ano encorajador e conseguiu agora registar novamente lucros, após uma perda de milhares de milhões no ano anterior. A MTU também registou uma evolução positiva do preço das ações de 1,1%, uma vez que o fabricante de motores continua a esperar recordes de negócios, apesar do recall de milhares de motores Airbus.
No MDax, o fabricante de fertilizantes K registrou um aumento de preço de 2,2 por cento, enquanto as ações da Morphosys ganharam 0,8 por cento e compensaram parte das perdas do dia anterior. O euro foi negociado pela última vez a 1,0700 dólares e o rendimento actual no mercado obrigacionista subiu de 2,57% para 2,59%. Os futuros do Bund perderam 0,50 por cento.