O ciclo eleitoral e a economia dos EUA: implicações para os mercados e a política governamental em 2024.
De acordo com um relatório de www.cmcmarkets.com, as eleições presidenciais dos EUA em 2024 aproximam-se e o impacto na economia e no mercado de ações poderá ser significativo. Desde 1856, os anos eleitorais coincidiram total ou parcialmente com uma recessão económica. Em 87,5% destes casos, o partido no poder perdeu o poder. Quando a economia está em recessão, é muito provável que o partido no poder perca poder e vice-versa quando a economia está em expansão. Os mercados bolsistas também são afectados pelo ciclo eleitoral e pelo ciclo económico. Antes das eleições houve ganhos médios de 13,5% e 78,3% das vezes positivos, enquanto os dois anos após as...

O ciclo eleitoral e a economia dos EUA: implicações para os mercados e a política governamental em 2024.
De acordo com um relatório de www.cmcmarkets.com, as eleições presidenciais dos EUA em 2024 aproximam-se e o impacto na economia e no mercado de ações poderá ser significativo. Desde 1856, os anos eleitorais coincidiram total ou parcialmente com uma recessão económica. Em 87,5% destes casos, o partido no poder perdeu o poder. Quando a economia está em recessão, é muito provável que o partido no poder perca poder e vice-versa quando a economia está em expansão. Os mercados bolsistas também são afectados pelo ciclo eleitoral e pelo ciclo económico. Antes das eleições houve retornos médios de 13,5% e 78,3% das vezes positivos, enquanto os dois anos após as eleições são menos fiáveis e trazem retornos mais baixos.
O governo está actualmente a implementar uma política fiscal expansionista para manter a actividade económica elevada antes das eleições, mas isto poderá ter consequências mais tarde. O défice orçamental poderá aumentar 23%, para 1,695 biliões de dólares, o maior desde os anos da COVID, enquanto o custo da enorme dívida dos EUA poderá aumentar para 879 mil milhões de dólares em 2023. Nenhum poder foi renovado em 2000 e 2008, após taxas de juro elevadas em anos eleitorais, seguidas de recessões económicas.
Assim, o aumento da dívida e do défice poderá ter efeitos de longo alcance no mercado de ações e na economia. Os investidores devem acompanhar de perto a evolução e preparar-se para um período potencialmente mais volátil.
Fonte: Dados do Federal Reserve e do Nasdaq OMX Group obtidos do Federal Reserve Bank de St. https://fred.stlouisfed.org/series/A091RC1Q027SBEAa23/11/23
Leia o artigo original em www.cmcmarkets.com