Ações alemãs: DAX ainda em busca de direção
O mercado de ações sobe apesar das preocupações com as taxas de juros e do conflito no Oriente Médio: o DAX fecha com uma nota positiva. Swing exchange e ações individuais em foco. Leia mais.

Ações alemãs: DAX ainda em busca de direção
O mercado de ações alemão estava inicialmente buscando orientação nas negociações de quinta-feira. O DAX começou a ser negociado em 17.775,41 pontos, o índice líder posteriormente se estabeleceu na zona de lucro e foi cotado mais recentemente em 17.837,40 pontos, com um aumento de 0,38 por cento. Os investidores, tanto na Ásia como na Europa, resistiram ao impulso dos EUA de se desfazerem das acções tecnológicas. Wall Street fechou pouco alterada no meio da semana, enquanto o Nasdaq caiu significativamente.
Há uma influência real no mercado de ações alemão. Dos doze dias de negociação após a Páscoa, seis foram positivos e seis negativos para o DAX. O gerente de portfólio Thomas Altmann, da QC Partners, observa que o barômetro do mercado de ações ainda busca uma direção clara após a longa recuperação. Do ponto de vista gráfico, a linha móvel de 50 dias do DAX representa atualmente um suporte importante.
O foco das ações individuais foi o fornecedor farmacêutico e laboratorial Sartorius, que causou agitação com números fracos no primeiro trimestre. Em contrapartida, o papel da AIXTRON, fabricante de plantas para a indústria de chips, se destacou positivamente. As especulações sobre negócios mais fracos com fábricas de carboneto de silício (SiC) foram desmentidas. As ações da Sixt também subiram quando o Deutsche Bank atualizou as ações para Compra e previu uma dinâmica positiva de lucros no final do ano.
Apesar das preocupações dominantes com as taxas de juro e do conflito no Médio Oriente, o DAX fechou com uma nota positiva. Os analistas observam que uma possível escalada no Médio Oriente poderá pesar sobre as ações no curto prazo, mas a Sixt não tem exposição direta à região. O sentimento do mercado accionista permanece, portanto, dividido, uma vez que os investidores continuam a prestar atenção à evolução em vários sectores.