Índice de ações alemão (Dax) atinge máximo histórico – especialista financeiro analisa impacto sobre investidores
De acordo com um relatório do www.zeit.de, o índice de ações alemão (Dax) atingiu um máximo histórico de 16.731,66 pontos. Este recorde foi estabelecido há poucos dias, quando o Dax subiu para 16.533,87 pontos. O DAX mede o desempenho das 40 maiores empresas cotadas e aumentou 9,5% só em Novembro. Partindo do mínimo registado em Outubro, próximo do mínimo anual registado em Março, o aumento actual é superior a 13 por cento. A expectativa de que os bancos centrais da zona euro e dos EUA não planeiem novos aumentos das taxas de juro e que os cortes sejam provavelmente feitos em 2024 foi um ponto de venda chave para os investidores no...

Índice de ações alemão (Dax) atinge máximo histórico – especialista financeiro analisa impacto sobre investidores
De acordo com um relatório de www.zeit.de, o índice de ações alemão (Dax) atingiu o máximo histórico de 16.731,66 pontos. Este recorde foi estabelecido há poucos dias, quando o Dax subiu para 16.533,87 pontos. O DAX mede o desempenho das 40 maiores empresas cotadas e aumentou 9,5% só em Novembro. Partindo do mínimo registado em Outubro, próximo do mínimo anual registado em Março, o aumento actual é superior a 13 por cento.
A expectativa de que os bancos centrais da zona euro e dos EUA não planeiem mais aumentos das taxas de juro e que sejam provavelmente feitos cortes em 2024 tem sido um ponto de venda chave para os investidores nas últimas semanas. A queda das taxas de juro foi vista como um sinal de uma recuperação económica iminente, especialmente depois de a taxa de inflação também ter caído visivelmente.
A inflação tinha sido anteriormente desencadeada, entre outras coisas, pelo aumento dos preços da energia em resultado da guerra de agressão da Rússia à Ucrânia em Fevereiro de 2022. A inflação também caiu agora significativamente na zona euro. Em Novembro, os preços ao consumidor situavam-se apenas 2,4% acima do nível do mesmo mês do ano anterior.
Os acontecimentos recentes indicam uma evolução positiva no mercado accionista, o que também pode ser interpretado como uma reacção à redução das taxas de inflação e à perspectiva de taxas de juro mais baixas. A expectativa de uma recuperação económica como resultado destes desenvolvimentos poderá promover um maior crescimento no mercado accionista.
Leia o artigo fonte em www.zeit.de