Os bancos alemães e o mercado de ações – Por que existe uma relação incomum
De acordo com um relatório da www.faz.net, o panorama bancário alemão é caracterizado por bancos estatais, caixas económicas e bancos cooperativos. Os bancos cotados, como o Deutsche Bank e o Commerzbank, não são suficientemente rentáveis e têm valores de mercado baixos em comparação com os seus ativos. Como resultado, eles preferem recompras de ações em vez de emissões de ações. Esta abordagem está agora a ser reforçada pelo desaparecimento do Aareal Bank do mercado de ações. O Commerzbank estabeleceu para si próprio o objectivo de alcançar um retorno sobre o capital próprio de pelo menos 11 por cento até 2027. No entanto, resta saber se isto é realista, dados os lucros anteriores. Tanto o Commerzbank como o Deutsche Bank estão actualmente a recomprar as suas próprias acções para...

Os bancos alemães e o mercado de ações – Por que existe uma relação incomum
De acordo com um relatório de www.faz.net,
O panorama bancário alemão é caracterizado por bancos estatais, caixas económicas e bancos cooperativos. Os bancos cotados, como o Deutsche Bank e o Commerzbank, não são suficientemente rentáveis e têm valores de mercado baixos em comparação com os seus ativos. Como resultado, eles preferem recompras de ações em vez de emissões de ações. Esta abordagem está agora a ser reforçada pelo desaparecimento do Aareal Bank do mercado de ações.
O Commerzbank estabeleceu para si próprio o objectivo de alcançar um retorno sobre o capital próprio de pelo menos 11 por cento até 2027. No entanto, resta saber se isto é realista, dados os lucros anteriores. Tanto o Commerzbank como o Deutsche Bank estão actualmente a recomprar as suas próprias acções para não terem de angariar capital adicional.
Mesmo as novas empresas em fase de arranque no sector financeiro raramente utilizam o mercado de capitais para emitir as suas próprias acções. O anunciado IPO do Oldenburgische Landesbank está pendente e o Aareal Bank desaparecerá da bolsa em 21 de novembro.
Estes desenvolvimentos mostram que os bancos e as bolsas de valores na Alemanha são difíceis de conciliar. A maior exposição dos bancos ao mercado de ações afeta a confiança dos investidores e pode afetar a liquidez do mercado no longo prazo. Ilustra também os desafios e incertezas que os bancos alemães enfrentam.
Leia o artigo fonte em www.faz.net