O futuro do mercado de ações: por que as más notícias não influenciam o aumento dos preços.
Muitos leigos ficam surpresos com o fato de os preços das ações subirem quando más notícias são anunciadas. Ou que o mercado de ações está a enfraquecer, embora nem uma única nuvem esteja a obscurecer o céu económico. No Outono de 2023, enquanto a guerra, o terrorismo e a migração dominam as manchetes globais, muitos acreditam que os mercados bolsistas terão de cair porque ninguém quer investir nestas circunstâncias. Mas esta ideia está errada – por várias razões. De acordo com um relatório de www.dasinvestment.com, existem vários factores que sugerem que os preços das acções poderão subir num futuro próximo. Uma razão para isto é o possível abrandamento do aumento das taxas de juro, uma vez que a taxa de inflação parece estar mais bem controlada. Isso poderia...

O futuro do mercado de ações: por que as más notícias não influenciam o aumento dos preços.
De acordo com um relatório de www.dasinvestment.com, existem vários factores que sugerem que os preços das acções poderão subir num futuro próximo. Uma razão para isto é o possível abrandamento do aumento das taxas de juro, uma vez que a taxa de inflação parece estar mais bem controlada. Como resultado, taxas de juro mais baixas poderiam exercer menos pressão sobre os resultados das empresas e justificar preços mais elevados. As empresas médias e pequenas, em particular, que mais sofreram com os aumentos maciços das taxas de juro desde 2022, poderão beneficiar de uma descida das taxas de juro de curto prazo.
Outro factor positivo para o aumento dos preços das acções é o desenvolvimento sazonal. Estatisticamente, existe uma grande probabilidade de que os preços das ações subam de novembro a abril. Este padrão foi confirmado muitas vezes no passado, com a correção em Agosto e Setembro a atingir frequentemente o seu ponto mais baixo em Outubro. No ano passado, o DAX subiu cerca de 35% desde então.
Além disso, o sentimento negativo entre os investidores indica frequentemente uma subida dos preços. Atualmente, 40% dos investidores de varejo nos EUA têm uma opinião negativa sobre o mercado de ações, que está acima da média. Como indicador contrário, estes investidores podem ficar relutantes em comprar se os preços realmente subirem. No entanto, se os preços continuarem a subir, poderão agir como “retardatários” e impulsionar ainda mais o aumento dos preços.
Estes factores mostram que os mercados bolsistas podem subir mesmo em tempos de crises e más notícias. Exemplos históricos de 1962, 1979/80 e 2011 mostram que essas épocas críticas são frequentemente seguidas por aumentos significativos de preços.
No geral, há muitas indicações de que os preços das ações poderão subir num futuro próximo, apesar das notícias negativas e das crises. No entanto, é sempre importante acompanhar de perto o mercado e continuar a analisar a evolução para tomar decisões informadas.
Fonte: www.dasinvestment.com
Leia o artigo fonte em www.dasinvestment.com