Aumentar o capital social para sociedades anônimas em crescimento: Por que o mercado de ações alemão está perdendo seu apelo
De acordo com um relatório de www.faz.net, na Alemanha a cotação de sociedades por ações no mercado de ações raramente é usada para levantar capital próprio. Existem várias razões para isto, tais como a tendência das empresas de capital privado de retirarem da lista as empresas adquiridas. Além disso, algumas empresas alemãs, como a Birkenstock, a Linde e a Biontech, são atraídas para o mercado de ações americano, onde há mais investidores interessados e uma maior disposição para assumir riscos. Isto significa que muitas empresas alemãs de biotecnologia estão a considerar seriamente abrir o capital apenas nos EUA. No geral, o mercado de ações alemão carece de apelo, mesmo para além do setor da biotecnologia. Em 2023 o número de...

Aumentar o capital social para sociedades anônimas em crescimento: Por que o mercado de ações alemão está perdendo seu apelo
De acordo com um relatório de www.faz.net, na Alemanha, a cotação de sociedades por ações na bolsa raramente é utilizada para obter capital próprio. Existem várias razões para isto, tais como a tendência das empresas de capital privado de retirarem da lista as empresas adquiridas. Além disso, algumas empresas alemãs, como a Birkenstock, a Linde e a Biontech, são atraídas para o mercado de ações americano, onde há mais investidores interessados e uma maior disposição para assumir riscos. Isto significa que muitas empresas alemãs de biotecnologia estão a considerar seriamente abrir o capital apenas nos EUA.
No geral, o mercado de ações alemão carece de apelo, mesmo para além do setor da biotecnologia. Em 2023, o número de aumentos de capital por parte de empresas cotadas e o volume de novas emissões de ações em IPO atingiram um mínimo de longo prazo. Isto é problemático para as economias que precisam de investir fortemente na digitalização e na eficiência energética.
Os economistas sugerem simplificar a emissão de ações e reduzir os custos das ofertas públicas iniciais. No entanto, o caminho para a Deutsche Börse é demasiado complicado e burocrático. Sugere-se simplificar a emissão de ações e utilizar mais períodos do ano para IPO.
Existem também janelas temporais específicas, como a primavera e o quarto trimestre, que são particularmente atrativas para IPOs. Definitivamente, as empresas deveriam se apressar, pois a recuperação do mercado de ações não durará para sempre.
Estes desenvolvimentos têm impacto no mercado financeiro. Se a cotação de empresas no mercado de ações não for cada vez mais utilizada para obter capital próprio, isso pode levar a uma dependência pouco saudável das empresas em relação aos empréstimos bancários a longo prazo. Isto pode afectar a estabilidade do sistema financeiro e reduzir a capacidade dos investidores investirem em empresas promissoras. É, portanto, de grande importância que os incentivos aos IPO sejam aumentados e o acesso ao mercado de ações seja facilitado.
Leia o artigo fonte em www.faz.net