Ações Europeias: Porque é que o mercado oferece potencial mesmo quando os retornos caem.
De acordo com um relatório da e-fundresearch.com, existe atualmente uma tendência para não investir em ações europeias. Isto deve-se principalmente a avaliações pessimistas sobre o futuro da Europa, tais como o abrandamento do crescimento económico, os preços elevados da energia, uma estrutura de custos pouco atractiva e a falta de inovação. Esta visão negativa baseia-se também no mau desempenho do mercado bolsista europeu nos últimos quinze anos, em comparação com os índices globais. Contudo, deve notar-se que este historial mostra apenas parte da imagem e não representa totalmente a complexidade do mercado europeu. De facto, algumas áreas do mercado europeu, como a indústria de semicondutores no sector das TI ou os cuidados de saúde, ...

Ações Europeias: Porque é que o mercado oferece potencial mesmo quando os retornos caem.
De acordo com um relatório da e-fundresearch.com, existe atualmente uma tendência para não investir em ações europeias. Isto deve-se principalmente a avaliações pessimistas sobre o futuro da Europa, tais como o abrandamento do crescimento económico, os preços elevados da energia, uma estrutura de custos pouco atractiva e a falta de inovação. Esta visão negativa baseia-se também no mau desempenho do mercado bolsista europeu nos últimos quinze anos, em comparação com os índices globais.
Contudo, deve notar-se que este historial mostra apenas parte da imagem e não representa totalmente a complexidade do mercado europeu. De facto, algumas áreas do mercado europeu, como a indústria de semicondutores no sector das TI ou os cuidados de saúde, conseguiram obter bons retornos durante este período. Estes segmentos de mercado estão a tornar-se mais importantes devido ao seu crescimento estrutural e estão a aumentar o seu peso no mercado global. Isto mostra que, contrariamente à percepção pública, o mercado bolsista europeu tornou-se mais atraente.
Num relatório recente sobre o mercado de ações europeu, Matthias Born, Head of Investments & CIO Equities, e Justus Schirmacher, Portfolio Manager Equities, chegam à conclusão de que existem certamente oportunidades de investimento com uma abordagem de investimento ativa e seletiva que tenha em conta os pontos fortes da Europa.
No entanto, importa referir que os resultados de desempenho passado não permitem tirar quaisquer conclusões sobre o desenvolvimento futuro de um fundo de investimento ou de um título. As flutuações cambiais também podem influenciar o investimento. Portanto, os investidores devem ficar atentos às regras relativas à publicidade e oferta de ações.
Em resumo, o mercado de ações europeu ainda pode ser atrativo, apesar das avaliações pessimistas sobre o futuro da Europa. Uma estratégia de investimento ativa e seletiva que se concentre nos pontos fortes da Europa poderia ajudar a identificar oportunidades de investimento bem-sucedidas.
Fonte: De acordo com um relatório da e-fundresearch.com, link
Leia o artigo fonte em e-fundresearch.com