Mercados de ações europeus em 2024: expectativas atenuadas e previsões divididas – uma análise e perspetivas na perspetiva de um especialista financeiro
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações europeus não tiveram um sucesso especial nos últimos doze meses em comparação com o mercado dos EUA. O índice Stoxx 600 subiu apenas 4,18%, enquanto o S&P 500 subiu 20,77% e o Dax 10,56%. Um inquérito recente a 16 analistas concluiu que há pouco potencial de valorização para os mercados de ações europeus até ao final de 2024. De acordo com um inquérito recente da Bloomberg, os estrategas do mercado de ações concordam que o índice Stoxx Europe 600 terminará 2024 em 477 pontos, representando apenas 5 pontos de valorização em relação aos níveis atuais. O …

Mercados de ações europeus em 2024: expectativas atenuadas e previsões divididas – uma análise e perspetivas na perspetiva de um especialista financeiro
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de, os mercados bolsistas europeus não foram particularmente bem-sucedidos em comparação com o mercado dos EUA nos últimos doze meses. O índice Stoxx 600 subiu apenas 4,18%, enquanto o S&P 500 subiu 20,77% e o Dax 10,56%. Um inquérito recente a 16 analistas concluiu que há pouco potencial de valorização para os mercados bolsistas europeus até ao final de 2024.
De acordo com um inquérito recente da Bloomberg, os estrategistas do mercado de ações concordam que o índice Stoxx Europe 600 terminará 2024 em 477 pontos, representando apenas 5 pontos de vantagem em relação aos níveis atuais. A maioria dos analistas espera que os ganhos nos preços das acções sejam limitados pelo fraco crescimento económico e dos lucros. Roland Kaloyan, da Société Générale, afirma que as expectativas de lucros para 2024 são demasiado elevadas e os mercados estão a precificar cortes excessivos e demasiado precoces nas taxas de juro por parte do Banco Central Europeu. Portanto, ele acredita que um potencial negativo é provável.
O leque de previsões para o índice Stoxx 600 também se expandiu. Embora a TFS Derivatives preveja um declínio de quase 13%, o Barclays, o Citigroup e o Deutsche Bank veem potencial de valorização. O UBS elevou sua previsão de 410 para 450 para refletir a queda dos rendimentos dos títulos.
Tendo em conta estas avaliações, pode presumir-se que os mercados bolsistas europeus enfrentarão desafios em 2024. Os investidores devem esperar por retrocessos antes de comprar novamente, uma vez que o potencial ascendente é limitado e o potencial negativo poderá intensificar-se.
As expectativas moderadas relativamente ao mercado accionista europeu poderão levar a um comportamento de investimento cauteloso. Isto poderá levar os investidores a recorrerem cada vez mais a formas alternativas de investimento ou aos mercados internacionais. Além disso, as empresas podem reconsiderar os seus planos de expansão ou aumentar o seu foco em melhorias de eficiência para contrariar possíveis desafios económicos.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de