Mercados de ações europeus em ascensão: o que a queda da inflação significa para os investidores
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações na Europa registaram um forte aumento nas últimas semanas. O principal índice alemão, Dax, em particular, registou um aumento de 15,15% desde o início do ano e um aumento de 9,59% apenas nas últimas quatro semanas. Isto deve-se em grande parte às esperanças de que os bancos centrais possam reduzir as taxas de juro mais cedo do que o esperado devido à diminuição das pressões inflacionistas. A inflação da zona euro em Novembro foi de 2,4%, abaixo dos 2,9% em Outubro, uma queda mais acentuada do que o esperado. Isto levou a maiores expectativas de que o Banco Central Europeu aumentaria as taxas de juro em Abril de 2024...

Mercados de ações europeus em ascensão: o que a queda da inflação significa para os investidores
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de, os mercados de ações na Europa registaram uma subida acentuada nas últimas semanas. O principal índice alemão, Dax, em particular, registou um aumento de 15,15% desde o início do ano e um aumento de 9,59% apenas nas últimas quatro semanas. Isto deve-se em grande parte às esperanças de que os bancos centrais possam reduzir as taxas de juro mais cedo do que o esperado devido à diminuição das pressões inflacionistas. A inflação da zona euro em Novembro foi de 2,4%, abaixo dos 2,9% em Outubro, uma queda mais acentuada do que o esperado. Isto levou a expectativas crescentes de que o Banco Central Europeu reduziria as taxas de juro em Abril de 2024. Isto, por sua vez, impulsionou ainda mais os mercados bolsistas, uma vez que a perspectiva de queda das taxas de juro poderia reduzir os custos de empréstimos para empresas e consumidores e melhorar as perspectivas de lucro. Apesar do Dr. Jörg Krämer, do Commerzbank, ter dito que a inflação poderá subir novamente devido ao aumento dos salários, existe a possibilidade de que o actual relatório de inflação alimente ainda mais uma recuperação de curto prazo nos mercados bolsistas.
Tal desenvolvimento poderia ter um impacto positivo no mercado, uma vez que a queda das taxas de juro poderia estimular o investimento nas empresas. O aumento da procura de acções e o potencial aumento dos lucros empresariais poderão levar a novos aumentos de preços. Contudo, deve notar-se que o comportamento do mercado depende de vários factores e os efeitos a longo prazo podem diferir da evolução a curto prazo. No entanto, a situação actual aponta para uma possível continuação da recuperação dos mercados bolsistas, suportada pela queda da inflação e pela expectativa de descida das taxas de juro.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de