Vice-Presidente do BCE, de Guindos: A economia na área do euro continua fraca, a economia está a encolher no terceiro trimestre.
A economia na área do euro continua fraca e o Banco Central Europeu (BCE) continua a planear a prossecução de uma política monetária baseada em dados. A economia da zona euro contraiu-se inesperadamente no Verão e os especialistas esperam perspectivas sombrias para os restantes meses do ano em curso. Os anúncios dos representantes do BCE e a descida dos números da inflação têm um impacto direto no mercado e no setor financeiro. De acordo com um relatório de www.boersen-zeitung.de, a fraqueza da economia da área do euro e a política monetária do BCE baseada em dados têm um impacto direto no mercado financeiro. As perspectivas económicas incertas poderão levar a um aumento da volatilidade nos mercados bolsistas e a uma diminuição da confiança dos investidores. Além disso,...

Vice-Presidente do BCE, de Guindos: A economia na área do euro continua fraca, a economia está a encolher no terceiro trimestre.
De acordo com um relatório de www.boersen-zeitung.de, a fraqueza da economia na área do euro e a política monetária do BCE baseada em dados têm um impacto direto no mercado financeiro. As perspectivas económicas incertas poderão levar a um aumento da volatilidade nos mercados bolsistas e a uma diminuição da confiança dos investidores. Além disso, a descida da inflação e o enfraquecimento da economia poderão fazer com que os bancos reforcem os seus padrões de crédito, o que, por sua vez, poderá ter impacto na disponibilidade de crédito para empresas e consumidores.
A estagnação esperada ou mesmo o crescimento negativo no quarto trimestre poderá também levar a uma contenção do investimento e dos gastos dos consumidores, o que poderá ter efeitos adicionais na economia. Uma recessão iminente na comunidade de 20 países representaria um pesado fardo para todo o sector financeiro, uma vez que as empresas e os consumidores seriam igualmente afectados pelo impacto económico.
No geral, a evolução actual do mercado e da indústria financeira poderá conduzir a um período de incerteza e cautela, à medida que os investidores e as instituições financeiras reagem às perspectivas económicas voláteis e à política monetária do BCE baseada em dados. Contudo, o impacto exacto depende de futuros desenvolvimentos e medidas tomadas pelo BCE e outras instituições relevantes.
Leia o artigo original em www.boersen-zeitung.de