Declarações do Fed pesam sobre Dax
Perdas atuais na bolsa de Frankfurt devido a cenários incertos de taxas de juros. Dax fecha em queda de 1,24%. Insights sobre os efeitos no mercado de ações alemão.

Declarações do Fed pesam sobre Dax
A incerteza em torno de uma possível falta de cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA este ano pesou fortemente sobre o mercado de ações alemão. O relatório robusto sobre o emprego do governo dos EUA serviu ainda para reforçar estas preocupações. O Dax terminou o dia com uma descida de 1,24 por cento para os 18.175,04 pontos. Especialistas como Thomas Gitzel, do VP Bank, enfatizaram a série contínua de bons dados do mercado de trabalho nos EUA. Por um lado, isto é positivo porque a economia dos EUA é autossustentável, mas por outro lado representa um dilema para a Fed porque a necessidade de cortes nas taxas de juro está a ser questionada.
O principal índice DAX sofreu uma perda semanal de 1,72%, o que representa o primeiro desempenho negativo após oito semanas consecutivas de ganhos. O MDax das ações de médio porte também registrou queda de 1,29 por cento, para 26.915,13 pontos. O pregão já começou com perdas perceptíveis devido à queda nas bolsas de valores de Nova York. Os comentários do presidente da Reserva Federal regional de Minneapolis desencadearam estas tendências descendentes devido às preocupações com as taxas de juro, que eventualmente se espalharam pela Europa. A declaração do membro não votante da Fed, Neel Kashkari, de que poderá não haver cortes nas taxas se a inflação e o crescimento económico robusto estiverem presentes contribuiu para este desenvolvimento.
Ajustado ao clima geral nebuloso no mercado de ações alemão, houve quase exclusivamente perdedores no Dax. Apenas as ações da Deutsche Börse conseguiram registar um aumento de 0,6 por cento no topo do índice, uma vez que beneficiam do aumento do volume de negócios em tempos turbulentos. Os principais índices europeus, como o EuroStoxx 50, o francês Cac 40 e o britânico FTSE 100, também registaram perdas de cerca de um por cento cada. Por outro lado, o Dow Jones Industrial de Nova Iorque subiu 0,9 por cento no fecho das negociações na Europa.
Além disso, o euro caiu e o Banco Central Europeu fixou a taxa de referência em 1,0841 dólares americanos. Isto corresponde a uma diminuição em relação ao dia anterior. No mercado obrigacionista, o rendimento atual caiu de 2,41 por cento para 2,40 por cento, enquanto o índice de obrigações Rex subiu 0,04 por cento para 125,23 pontos. O futuro do Bund, no entanto, perdeu 0,60 por cento, para 132,2 pontos.