O presidente do Fed, Powell, tranquiliza os mercados: não se preocupem com a estagflação

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A decisão do Fed de aumentar as taxas de juro e o seu impacto nos mercados são discutidos. A calma permanecerá? Descobrir.

Die Entscheidung der Fed zu Zinserhöhungen und ihre Auswirkungen auf die Märkte werden diskutiert. Bleibt die Gelassenheit? Finden Sie es heraus.
A decisão do Fed de aumentar as taxas de juro e o seu impacto nos mercados são discutidos. A calma permanecerá? Descobrir.

O presidente do Fed, Powell, tranquiliza os mercados: não se preocupem com a estagflação

O presidente do Fed, Jerome Powell, deu aos mercados as notícias esperadas após a reunião do Fed sobre taxas de juros: não há sinais de uma economia estagnada com inflação persistente, também conhecida como “estagflação”. Este esclarecimento teve um efeito calmante nos mercados, que inicialmente reagiram positivamente, mas desistiram dos seus ganhos à medida que as negociações continuaram. A decisão da Fed de manter as taxas de juro inalteradas resultou numa certa compostura entre os investidores relativamente à política de taxas de juro.

Embora a inflação nos EUA tenha subido para 3,5 por cento em Fevereiro e Março, Powell sublinhou que a economia continua a crescer cerca de 3 por cento ao ano e a taxa de desemprego permanece baixa. Esta perspectiva positiva sugere que as expectativas iniciais de seis cortes nas taxas este ano poderão não se concretizar. Foram mencionadas preocupações sobre os mercados imobiliários relativamente à queda dos preços dos imóveis e aos elevados custos de financiamento, mas os incumprimentos ainda são limitados.

O DZ Bank reduziu a sua avaliação ao facto de apenas ser esperado um corte nas taxas de juro em Dezembro. A incerteza relativamente à política de taxas de juro mantém-se, uma vez que a Fed ainda tem quatro reuniões sobre taxas de juro agendadas para este ano. Espera-se que o Banco Central Europeu tenha em conta a situação económica mais fraca na área do euro e possa reduzir as suas taxas de juro diretoras antes da Fed. As próximas taxas de juros serão, portanto, acompanhadas de perto.

A política de taxas de juro é de importância secundária para os mercados bolsistas por enquanto, enquanto os juros se concentram principalmente em dados económicos e empresariais. Notícias positivas de empresas como a Amazon, com um forte lucro trimestral e a queda dos preços do petróleo devido ao aumento da oferta influenciaram ainda mais os mercados. Contudo, o desenvolvimento dos mercados bolsistas continua dependente de outros indicadores económicos e os bancos centrais estão atentos à evolução das taxas de juro.