Análises de especialistas financeiros: ações e títulos têm o pior início de ano em décadas
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, o início do ano nos mercados de títulos e de ações para 2024 correu mal. O pior início de ano em décadas surpreendeu os investidores que anteriormente esperavam uma recuperação. O amplamente seguido S&P 500 ETF, SPDR S&P 500 ETF Trust (SPY) e o iShares 20+ Year Treasury Bond ETF (TLT) caíram 0,6% cada um no primeiro dia de negociação do ano. Os reveses nas ações e obrigações sinalizam alguma relutância entre os investidores após a forte recuperação no quarto trimestre de 2023. A situação de sobrecompra do mercado e o sentimento de alta nas ações e obrigações irão...

Análises de especialistas financeiros: ações e títulos têm o pior início de ano em décadas
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de, o início do ano nos mercados de títulos e ações para 2024 foi ruim. O pior início de ano em décadas surpreendeu os investidores que anteriormente esperavam uma recuperação. O amplamente seguido S&P 500 ETF, SPDR S&P 500 ETF Trust (SPY) e o iShares 20+ Year Treasury Bond ETF (TLT) caíram 0,6% cada um no primeiro dia de negociação do ano.
Os recuos nas ações e obrigações sinalizam alguma relutância dos investidores após a forte recuperação no quarto trimestre de 2023. A situação de sobrecompra do mercado e o sentimento de alta nas ações e obrigações são vistos por alguns especialistas como um risco chave para 2024.
Os rendimentos do Tesouro subiram na terça-feira e uma variedade de emissões corporativas comprimiram os spreads. O Nasdaq 100 registrou seu terceiro pior desempenho no primeiro dia desde a crise das pontocom em 2001. Os índices de referência globais, como o índice MSCI All Country World para ações e o índice Bloomberg Global Aggregate para obrigações com notação de investimento, também registaram a maior queda desde, pelo menos, 1999. As ações chinesas também caíram, pesando nos mercados bolsistas globais.
Acredita-se que o dinheiro das ações de tecnologia recentemente favorecidas está fluindo para ações de valor de aparência barata. Os estrategistas do Bank of America veem uma “consolidação de ações de megacapitalização em janeiro” como o cenário base para 2024.
O impacto potencial no mercado poderá causar maior volatilidade e incerteza. Os investidores poderiam agir com mais cautela e preferir investimentos alternativos ou ações de valor em busca de investimentos valiosos. Os desenvolvimentos na China poderão continuar a impactar os negócios e os mercados globais.
Dados os desafios do início do ano, é aconselhável acompanhar de perto a evolução dos mercados e estar preparado para possíveis alterações no comportamento dos investimentos.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de