Especialista financeiro alerta: Os investidores devem ter cuidado diante das incertezas dos mercados de ações
Aqui está um artigo de um especialista financeiro: Depois de um bom início de ano, os mercados de ações estagnaram recentemente. A situação nos mercados financeiros é caracterizada por sinais contraditórios e dados económicos negativos. De acordo com o Instituto IFO, a Alemanha está numa crise económica e a China sofre de uma economia fraca e de deflação. Em contraste, a economia dos EUA é surpreendentemente robusta. A economia dos EUA está actualmente a crescer cerca de dois por cento, enquanto o Japão também está a recuperar a força económica. Contudo, os bancos centrais e os governos de todo o mundo estão a agir na direção oposta. O Federal Reserve Bank americano aumentou drasticamente as taxas de juro diretoras enquanto...

Especialista financeiro alerta: Os investidores devem ter cuidado diante das incertezas dos mercados de ações
Depois de um bom início de ano, os mercados bolsistas registaram recentemente uma certa estagnação. A situação nos mercados financeiros é caracterizada por sinais contraditórios e dados económicos negativos. De acordo com o Instituto IFO, a Alemanha está numa crise económica e a China sofre de uma economia fraca e de deflação. Em contraste, a economia dos EUA é surpreendentemente robusta. A economia dos EUA está actualmente a crescer cerca de dois por cento, enquanto o Japão também está a recuperar a força económica. Contudo, os bancos centrais e os governos de todo o mundo estão a agir na direção oposta. O Federal Reserve Bank dos EUA aumentou drasticamente as taxas de juro directoras, enquanto os governos lançam extensos programas de despesas para estimular a economia.
Além das taxas de juro, o desenvolvimento dos lucros das empresas também é crucial para os mercados bolsistas. As coisas não parecem boas neste momento, especialmente no setor de tecnologia. Os lucros empresariais estão sob pressão na Alemanha e na China. Além disso, há novamente taxas de juro nos mercados obrigacionistas, o que significa que já não há alternativa às acções. O otimismo excessivo no mercado de ações também diminuiu. Em suma, os dados económicos e as notícias das empresas teriam de ser positivos para dar um novo impulso aos mercados bolsistas.
A recomendação para investidores atualmente é uma carteira equilibrada. Por exemplo, metade dos 25.000 euros poderiam ser investidos em ações, com foco no mercado mais amplo e menos em ações de tecnologia altamente valorizadas. A outra metade dos activos líquidos poderia ser investida em obrigações com boas notações de crédito em euros e com maturidades curtas. Isso oferece uma substituição de dinheiro e rende juros novamente. Os investidores de longo prazo podem aumentar a sua quota de ações assim que os dados gerais sobre os mercados financeiros se tornarem claros.
O especialista financeiro Andreas Enke recomenda esta estratégia de investimento e destaca que possui mais de 25 anos de experiência profissional assessorando clientes ricos.
De acordo com um relatório de www.n-tv.de
Leia o artigo original em www.n-tv.de