Grande otimismo nos mercados de ações: o presidente do Fed, Powell, está causando euforia entre os grandes investidores
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados bolsistas têm estado eufóricos desde que o presidente do Fed, Jerome Powell, anunciou cortes nas taxas de juro - isto é agora também demonstrado pelo inquérito do Bank of America aos principais investidores. O otimismo relativamente aos cortes nas taxas de juro da Reserva Federal levou os investidores a aumentar a sua exposição às ações dos EUA para o nível mais elevado em mais de dois anos. A pesquisa do Bank of America Corp. entre gestores de fundos revelou que o otimismo em relação aos cortes nas taxas está “em um nível recorde”. A maioria dos entrevistados acredita que o mercado de ações é a melhor forma de tirar vantagem do ciclo de redução das taxas do Fed. Os resultados da pesquisa são consistentes com…

Grande otimismo nos mercados de ações: o presidente do Fed, Powell, está causando euforia entre os grandes investidores
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
Desde que o presidente da Fed, Jerome Powell, anunciou cortes nas taxas de juro, os mercados bolsistas têm estado eufóricos - isto é agora também demonstrado pelo inquérito do Bank of America aos principais investidores. O otimismo relativamente aos cortes nas taxas de juro da Reserva Federal levou os investidores a aumentar a sua exposição às ações dos EUA para o nível mais elevado em mais de dois anos. A pesquisa do Bank of America Corp. entre gestores de fundos revelou que o otimismo em relação aos cortes nas taxas está “em um nível recorde”. A maioria dos entrevistados acredita que o mercado de ações é a melhor forma de tirar vantagem do ciclo de redução das taxas do Fed.
Os resultados do inquérito estão em linha com a recuperação dos mercados bolsistas dos EUA nos últimos dois meses, que colocou o índice de referência S&P 500 perto de um máximo histórico. Os investidores estão agora fixados nos dados económicos para ver quando começarão os cortes nas taxas, com alguns apostando que o primeiro corte ocorrerá já em Março. No entanto, apesar do optimismo, os futuros de acções dos EUA caíram no mercado à vista na terça-feira, após um fim de semana prolongado, principalmente devido a riscos geopolíticos e declarações agressivas dos membros do BCE.
O inquérito mostrou também que os participantes no mercado continuam a investir grandes somas em fundos do mercado monetário, com as detenções de numerário a situarem-se em 4,8% em Janeiro. No ano passado, um valor recorde de 1,2 biliões de dólares fluiu para fundos em dinheiro, excedendo em muito o montante que fluiu para os mercados bolsistas globais – o que significa que muitos investidores perderam a recuperação. Com base nos resultados da pesquisa, as negociações mais negociadas atualmente são posições longas no grupo Magnificent Seven, que inclui a Apple Inc., bem como posições curtas em ações chinesas e posições longas em ações japonesas.
Esta evolução mostra que o optimismo dos investidores nos mercados bolsistas é actualmente muito elevado, mas existe também o risco de que os riscos geopolíticos e as declarações agressivas possam influenciar os preços. Os investidores devem, portanto, permanecer vigilantes e acompanhar de perto a evolução da situação.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de