Excelente sentimento do mercado de ações: Por que a recuperação do mercado de ações se baseia em uma lógica incerta
De acordo com um relatório de www.nzz.ch, os mercados bolsistas registam actualmente um excelente sentimento. Desde o final de Outubro, os preços das acções seguiram uma direcção em particular – para cima. Nos EUA, na área do euro e também na Suíça, as principais bolsas de valores registam um crescimento significativo. As razões para isso são variadas. Por um lado, a inflação caiu, o que levou a expectativas de que as taxas de juro poderiam ser reduzidas num futuro próximo. Por outro lado, espera-se também que os bancos centrais reduzam as taxas de juro no futuro. Essas expectativas levaram ao aumento dos preços das ações. As implicações destes desenvolvimentos são de longo alcance. Por um lado, taxas de juro mais baixas levam a custos de financiamento mais baixos...

Excelente sentimento do mercado de ações: Por que a recuperação do mercado de ações se baseia em uma lógica incerta
De acordo com um relatório de www.nzz.ch, os mercados bolsistas registam actualmente um excelente sentimento. Desde o final de Outubro, os preços das acções seguiram uma direcção em particular – para cima. Nos EUA, na área do euro e também na Suíça, as principais bolsas de valores registam um crescimento significativo. As razões para isso são variadas. Por um lado, a inflação caiu, o que levou a expectativas de que as taxas de juro poderiam ser reduzidas num futuro próximo. Por outro lado, espera-se também que os bancos centrais reduzam as taxas de juro no futuro. Essas expectativas levaram ao aumento dos preços das ações.
As implicações destes desenvolvimentos são de longo alcance. Por um lado, taxas de juro mais baixas levam a custos de financiamento mais baixos para as empresas e, portanto, a lucros empresariais potencialmente mais elevados. Isto, por sua vez, leva ao aumento dos preços das ações. Além disso, os lucros futuros parecem mais valiosos quando as taxas de juro são mais baixas, o que também contribui para o aumento dos preços. Além disso, outros investimentos, como títulos de rendimento fixo, estão a tornar-se menos atrativos, o que faz com que os investidores invistam mais em ações e, assim, estimulam todo o mercado bolsista.
Contudo, é importante notar que a correlação histórica entre os cortes nas taxas de juro e os preços das ações nem sempre é fiável. Houve casos no passado em que os preços das acções não subiram apesar dos cortes nas taxas de juro, por exemplo em tempos de abrandamento económico ou de recessão. Além disso, o pressuposto de que as acções e as obrigações estão inversamente correlacionadas e são, portanto, adequadas à diversificação nem sempre é correcta.
Dadas estas incertezas, é importante que os investidores não se baseiem exclusivamente em supostos padrões e regras, mas antes tenham em conta os diversos factores que influenciam os mercados bolsistas. Por exemplo, a expectativa de queda das taxas de juro directoras também deve ser vista como um sinal de alerta para condições macroeconómicas incertas. As expectativas extremas de desenvolvimentos futuros devem, portanto, ser vistas com cautela.
A actual evolução dos mercados bolsistas não deverá, portanto, basear-se apenas nas esperadas reduções das taxas de juro. Pelo contrário, é aconselhável considerar todo o ambiente económico e os riscos potenciais, a fim de tomar decisões de investimento informadas.
Leia o artigo fonte em www.nzz.ch