Altos preços do petróleo apoiam empresas russas
O mercado de ações russo atinge novo máximo graças ao sinal do banco central e ao aumento dos preços do petróleo. Descubra por que os preços estão subindo e o que isso significa para a economia. #Rússia #mercado de ações #preços do petróleo

Altos preços do petróleo apoiam empresas russas
O mercado de ações russo atingiu um novo máximo nunca visto desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. O índice MOEX baseado no rublo subiu 0,2 por cento, para 3.422,3 pontos. Esta recuperação foi parcialmente apoiada por comentários recentes da chefe do banco central, Elvira Nabiullina, que sinalizou um possível corte na taxa de juro directora dos actuais 16 por cento no segundo semestre do ano.
A especulação sobre uma possível redução das taxas de juro e o clima geralmente optimista no mercado levaram a uma subida dos preços. Outro factor que favoreceu as acções russas foram os elevados preços do petróleo. O preço mundial do petróleo bruto Brent, o principal produto de exportação da Rússia, também subiu. Isto apoiou as empresas do país, que dependem fortemente das exportações.
A economia russa recebe assim um impulso destes vários factores, que têm um impacto positivo no mercado bolsista. Os investidores reagiram positivamente à perspectiva de uma possível redução das taxas de juro e ao ambiente estável criado pelos elevados preços do petróleo. Resta saber como a situação evoluirá e qual o impacto a longo prazo que estes desenvolvimentos terão na economia russa.