Mercados de ações indianos ultrapassam Hong Kong: especialista financeiro analisa mercado de capitais global
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, nos últimos anos a Índia tem-se afirmado cada vez mais como uma alternativa atraente à China entre as economias emergentes. O subcontinente ultrapassou agora Hong Kong em termos de valor do mercado de ações. Mas a China permanece em segundo lugar. Embora os mercados bolsistas da China estejam em declínio há mais de três anos, o mercado de capitais indiano está em plena expansão. No início da semana, a bolsa indiana ultrapassou pela primeira vez a bolsa de Hong Kong e ocupa agora a quarta posição, segundo dados da agência noticiosa Bloomberg. As bolsas indianas como um todo têm uma capitalização de mercado de 4,33 biliões de dólares, enquanto Hong Kong caiu para 4,29 biliões de dólares. Os primeiros lugares…

Mercados de ações indianos ultrapassam Hong Kong: especialista financeiro analisa mercado de capitais global
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
Nos últimos anos, a Índia tem-se estabelecido cada vez mais como uma alternativa atraente à China entre as economias emergentes. O subcontinente ultrapassou agora Hong Kong em termos de valor do mercado de ações. Mas a China permanece em segundo lugar. Embora os mercados bolsistas da China estejam em declínio há mais de três anos, o mercado de capitais indiano está em plena expansão. No início da semana, a bolsa indiana ultrapassou pela primeira vez a bolsa de Hong Kong e ocupa agora a quarta posição, segundo dados da agência noticiosa Bloomberg. As bolsas indianas como um todo têm uma capitalização de mercado de 4,33 biliões de dólares, enquanto Hong Kong caiu para 4,29 biliões de dólares. Os primeiros lugares são ocupados pelos EUA, China continental com os mercados de Xangai e Shenzhen e Japão. Nos últimos quatro anos, a capitalização de mercado do subcontinente praticamente duplicou.
Alto crescimento e situação relativamente estável
Dadas as perspectivas de crescimento do mercado emergente, a Índia tornou-se a queridinha dos investidores. Um número crescente de consumidores abastados e o aumento dos lucros das empresas estão a aumentar os preços. Acima de tudo, as perspectivas de continuidade política após as eleições parlamentares de 2024 e a continuação do forte crescimento económico tiveram um efeito encorajador. A Índia já ocupa o quinto lugar no ranking das economias nacionais e até o terceiro em termos de paridade de poder de compra.
Pequim quer apoiar mercados de ações em queda
Em contraste, os mercados chineses sofrem com as contínuas saídas de capital devido à política rigorosa da Covid, à intervenção governamental no sector empresarial, à crise no mercado imobiliário e às tensões políticas com o Ocidente. O governo de Pequim quer agora apoiar os mercados bolsistas com cerca de 278 mil milhões de dólares.
Análise e implicações
A ascensão do mercado de ações indiano e a reforma de Hong Kong mostram a atratividade do mercado emergente da Índia. Com a duplicação da sua capitalização de mercado nos últimos quatro anos, a Índia está a atrair cada vez mais capital internacional. Isto também se reflecte nas decisões de investimento dos investidores, que investem cada vez mais em empresas indianas devido às perspectivas de crescimento e à estabilidade política. O mercado chinês, por outro lado, sofre com as contínuas saídas de capitais devido aos problemas políticos e económicos do país. As medidas planeadas pelo governo chinês para apoiar os mercados bolsistas poderão proporcionar estabilidade a curto prazo, mas poderão afectar a atractividade do mercado chinês a longo prazo.
Contudo, resta saber como os fluxos de capital irão mudar no futuro e se a ascensão do mercado indiano continuará. Um possível contra-movimento do capital internacional em direcção à China poderia influenciar a evolução. É importante ficar atento a estes desenvolvimentos e analisar possíveis impactos na indústria financeira.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de